Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 às 15:00:00
População de Macambira e Campo do Brito se mostra contente com recuperação de rodovia que liga os dois municípios
Obra que faz parte do Programa Pró Rodovias está com cerca de 70% executada

“A vida de quem trafega por essa rodovia já está muito melhor. Não tem mais buraco, facilitou o deslocamento entre as duas cidades e os povoados, o tempo de viagem diminuiu, assim como os gastos com consertos nas oficinas. Passo por aqui algumas vezes por semana e já dá para notar a diferença”. Morador do Povoado Gameleira em Macambira, o autônomo Henrique Santana, 23 anos, só tem elogios para a reestruturação do trecho da Rodovia SE-255 que liga o município à sede de Campo do Brito, no Território Agreste Central Sergipano.

A obra é mais uma das intervenções inseridas no Pró Rodovias, programa criado pelo Governo de Sergipe para promover a aceleração econômica prejudicada pela pandemia da Covid-19 e que já mostra bons resultados em sete dos oito territórios sergipanos, facilitando a trafegabilidade, o transporte de veículos e garantindo a segurança de condutores e pedestres.

Executada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a intervenção recebeu investimentos no valor de R$ 4.953.618,80 e compreendem o levantamento topográfico, limpeza de vegetação no entorno, execução de serviços de drenagem, reciclagem de toda a pista, recuperação dos guarda-corpos em uma ponte, imprimação, compactação e aplicação de duas camadas asfálticas, totalizando mais de sete mil toneladas de Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ) e sinalização vertical e horizontal nos 9,3 km de extensão entre o entroncamento com a SE-170 em Campo do Brito até a sede de municipal.

De acordo com o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, os trabalhos se encaminham para a conclusão. “Executamos quase todos os serviços primordiais nos oito metros de largura da via, sendo seis metros de pista de rolamento e dois de acostamentos, de modo que a obra se aproxima dos 70% de execução. Atualmente estamos finalizando os serviços de drenagem em um trecho na entrada da cidade, vamos iniciar a recuperação dos guarda-corpos de uma pequena ponte que faz parte da via, e, tão logo recebamos a matéria-prima (CAUQ), aplicaremos a segunda camada asfáltica e concluiremos a obra com a implantação das sinalizações vertical e horizontal”, explica.

Moradora da cidade de Macambira, Mislene Meneses Santos, não esconde a satisfação pela recuperação da rodovia. “Passo de moto pela rodovia todos os dias, pois, a escola onde meu filho estuda fica às margens dela e era terrível transitar por conta dos muitos buracos que tinha. Nem ficou pronta e já notamos o quanto ficou melhor, realmente é uma obra muito importante para todos nós”, afirma a autônoma de 22 anos.

Ainda segundo Ubirajara Barreto, os benefícios a serem proporcionados com a reestruturação da rodovia serão inúmeros. “Macambira é um município importante para o Território Agreste. Possui um bom potencial, quer seja no turismo com a famosa Cachoeira, e também na economia, uma vez que faz parte da Rota da Farinha. Com a recuperação do seu principal acesso e do trecho da SE-170, entre Itabaiana e Lagarto, ficará muito mais rápido e seguro chegar até a sede municipal, facilitando assim o desenvolvimento socioeconômico da região”, ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Obra que faz parte do Programa Pró Rodovias está com cerca de 70% executada