Segunda-Feira, 13 de Junho de 2022 às 08:15:00
PNPC promove evento de capacitação sobre ética e integridade

No próximo dia 15 de junho, a partir das 10h, horário de Brasília, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) realiza o segundo evento de capacitação no anocom transmissão ao vivo pelo canal do TCU no Youtube (veja link ao final). A gestão da ética e da integridade será o tema das palestras e tem como objetivo levar ao conhecimento dos participantes a importância de ética nas organizações, da criação de uma cultura de integridade, de um código e comissão de ética, de estruturas de controle como ouvidoria e corregedoria e diversos assuntos relacionados às práticas dos componentes dos mecanismos da prevenção.

A capacitação atende ao compromisso assumido pelo Programa de levar aos participantes conhecimento e informações sobre as melhores práticas de gestão e governança para o enfrentamento da corrupção de maneira simples e direta, para auxiliar as organizações a implementem estruturas e medidas que melhorem o ambiente e a cultura organizacional. A segunda etapa do Programa contará ainda com mais 3 eventos ao longo do ano que serão divulgados e detalhados oportunamente.

O evento contará com a presença do Coordenador-geral de Articulação Institucional do DRCI, Edson Garutti, que fará a abertura, e aspalestras do Presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno(Conaci), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e do Controlador-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Sobre o PNPC:

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. Ano passado foi o ano de adesão das organizações e de a realização das autoavaliações na plataforma e-Prevenção e a definição do marco zero, ou seja, de como estão as práticas dessas organizações quanto aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.

O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e CGU e apoio da ATRICON, ABRACOM, CNPTC, CONACI e CNM. Aqui em Sergipe, o Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (FOCCO/SE) coordena as ações do Programa e as executa por meio dos órgãos que o integram, como o Tribunal de Contas do Estado, a Secretaria do TCU em Sergipe, o Ministério Público Federal em Sergipe, o Ministério Público de Sergipe, a Superintendência da Controladoria Regional da União em Sergipe, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle e o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap)

Parcerias:

A segunda etapa do PNPC acontece em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades), que visa contribuir com a qualificação dos gestores municipais e atuar na prevenção de falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos. Lançado em março de 2021, o programa já atingiu milhares de gestores públicos, por meio dos webinários temáticos, cursos e publicações específicas para os municípios.

O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas (link da inscrição) e o evento será transmitido no canal do Youtube do TCU (Cliqueaqui)

Conheça mais o PNPC acessando o portal em www.rededecontrole.gov.br/

/ Notícias / desenvolvimento