Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 às 13:30:00
Pipeiros que atuam na distribuição de água no Sertão recebem kit's de combate à Covid-19
62 profissionais que fazem a distribuição de água a municípios em situação de emergência serão contemplados com equipamentos entregues em parceria de Defesa Civil e empresa privada

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), realizou nesta quarta-feira(27), a entrega simbólica  de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que fazem a distribuição de água a municípios em situação de emergência. Os kit de proteção e segurança começarão a ser distribuídos partir desta quinta-feira(28), pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), aos 62 pipeiros que fazem o serviço de distribuição de água em 13 municípios do estado.  A ação tem o intuito de que a Operação Carro-Pipa, que distribui água potável para os municípios em situação de emergência, não seja um vetor de propagação do novo coronavírus e, principalmente, o cuidado no atendimento da população sergipana.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto, essa iniciativa entre a Sedurbs, através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec) com a empresa Torre é um gesto nobre e que ajudará os pipeiros com a disponibilização de álcool e máscaras. “Louvamos a atitude e queremos ainda fazer mais parcerias, não somente com Torre Empreendimentos, mas também com todas as empresas que tenham interesse de somar junto ao governo do Estado, pois é o que precisamos nesse momento de pandemia”, afirma.

“Nossa preocupação é que a entrega dessa água não seja um vetor de transmissão da COVID-19. Então os pipeiros estão sendo orientados quanto a utilização de máscaras e de higienização das mãos, para que a gente possa levar com maior segurança possível águas para o sertão, nos municípios que estão em situação de emergência. Os EPI’s nos permitem levar água, que é um benefício essencial para o ser humano e de combate ao vírus”, explica o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), Major Luciano Queiroz.

Desde o dia 20 de maio, a Defesa Civil já tinha iniciado uma ação para orientar pipeiros que integram a Operação Carro-Pipa sobre medidas de higiene para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus nas zonas rurais do semiárido sergipano. O diretor da Defesa Civil salienta ainda que a fiscalização da Operação Carro-Pipa é realizada pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil em parceria com a Defesa Civil Estadual e tem como objetivo observar se os pipeiros aderiram os requisitos de padrão para a prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, a higienização das mãos com água e sabão bem como, a utilização do álcool em gel.

Foram doados pela empresa, 60 litros de álcool 70% e 200 máscaras, além de cartilhas explicativas. O gerente de negócios da Empresa Torre, José Carlos, disse, durante a entrega simbólica dos kits, que essa é uma maneira de mostrar que a empresa não se preocupa somente com os seus colaboradores, mas também com a sociedade que recebe os serviços prestados pela empresa. “Além desses materiais entregues hoje, fizemos também uma cartilha explicando todos os perigos e cuidados que devemos ter para não nos contaminar pelo vírus. Foi uma solicitação da Defesa Civil Estadual e a gente não podia ficar de fora desse momento de prevenção mundial. O material doado vai servir para levar mais proteção e conhecimento e os cuidados com a doença. É um dever de todos, a pandemia que diz respeito a toda a humanidade. As empresas privadas têm que se somar para acabar logo com a transmissão e voltar à normalidade” explicou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 às 13:30:00