Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2020 às 11:15:00
Perito da PF destaca importância do laboratório de DNA em Sergipe
Em palestra, Guilherme Jacques destacou expansão do Banco Nacional de Perfis Genéticos no país

A palestra sobre Banco de Perfis Genéticos no Brasil aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 16, no auditório do SergipeTec, onde fica localizado o Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF). Um dos idealizadores desse banco, o perito da Polícia Federal Guilherme Jacques, foi o responsável pela condução do evento e contou sobre a experiência da expansão da rede integrada em todo o Brasil e o sucesso dessa experiência em várias partes do mundo, além de destacar a importância do laboratório de DNA em Sergipe.

A visita do perito aproxima também a integração de Sergipe com o Banco de Perfil Genético Nacional, por meio de equipamentos e investimentos de cerca de R$ 4,2 milhões no Instituto de Análise e Pesquisa Forense. Os equipamentos doados também facilitarão na investigação forense, identificação de autores de crimes e ajuda na identificação de pessoas desaparecidas, como também ossadas e corpos carbonizados. “É importante para Sergipe ter esse laboratório que passa a compor a rede integrada de perfis genéticos”, ressaltou o perito.

Investimentos em Sergipe

Segundo a diretora do IAPF, Maria Auxiliadora, os equipamentos adquiridos pelo estado são fundamentais para que os perfis sejam cadastrados também no banco nacional genético. “Nós estamos com coletas nos presídios no momento e já foram feitas 651 coletas de condenados e 314 perfis já foram inseridos no perfil no banco nacional de perfil genético”, contou a diretora.

A parceria visa garantir maiores recursos e mais agilidade em processos e identificações criminais. “Há alguns anos, o Governo do Estado de Sergipe tem uma parceria com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). Com isso, houve uma contribuição para a redução da criminalidade, que é o nosso objetivo”, disse Nestor Barros, coordenador geral de perícias.

“Os exames de DNA já estão sendo realizados e os laudos expedidos, mas o fato é que o laboratório está em funcionamento, garantindo assim que os profissionais capacitados do estado estejam aptos para atuar na investigação”, finalizou Guilherme Jacques.

/ Notícias / desenvolvimento

Perito da PF destaca importância do laboratório de DNA em Sergipe