Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 às 10:15:00
Parceria entre Sedetec e IPTI leva projeto internacional a Santa Luzia do Itanhy

Movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em apenas uma hora, a “Hora do Código” acontece anualmente, e em Sergipe, foi realizado pela primeira vez na última quarta-feira (11), por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).

Jovens assistidos pelo IPTI, em Santa Luzia do Itanhy, participaram do projeto Lógica de Programação, integrando a programação do ‘Hora do Código’, no Centro de Integrado de Tecnologia da Informação do Itanhy (CITII). A ação fez parte da iniciativa CLOC (Criatividade, Lógica, Oportunidade e Crescimento), que está no escopo das ações do IPTI desde 2013.

Com o olhar curioso, a estudante de 11 anos, Eloá de Oliveira, revelou seu contentamento em participar da atividade. “Foi encantador e surpreendente, pois nesta uma hora pudemos desenvolver ferramentas da ciência da computação”, disse.  Sua colega, Sara Conceição, de 11 anos, também estava satisfeitas em aprender sobre programação. “A princípio parece difícil, mas o professor ensina de uma forma que a gente aprende rápido. Quem sabe não posso ser uma programadora quando adulta”, sugeriu a estudante do 4º Ano do Ensino Fundamental.

Geração de oportunidades

O coordenador de tecnologia do instituto, Ruanceli do Nascimento do Instituto, explicou que os estudantes da rede pública do município participaram pela primeira vez da ‘Hora do Código’ e ressalta que é fundamental mostrar a estes jovens que a tecnologia pode ser uma facilitadora para a educação. Ele, ainda destacou a importância do apoio recebido da Sedetec para o fomento das ações desenvolvidas pelo IPTI. “Hoje podemos mostrar que o futuro próspero de um país é estimulado por atividades como estas, que são idealizadas pelo Instituto de Pesquisas, que busca gerar inovações capazes de promover o desenvolvimento humano, a partir da criação de tecnologias sociais na área de educação básica. O Governo de Sergipe é visionário e o apoio da Sedetec é fundamental para criar novas transformações dentro de uma comunidade de vulnerabilidade”, pontuou.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019 às 10:15:00