Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2007 às 05:00:00
Novos diretores do SergipeTec e da Fapitec são empossados

Foi realizada na manhã desta sexta-feira a posse dos novos presidentes da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), André Maurício Conceição de Souza, e do SergipeTec, José Teófilo de Miranda. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, representou o governador Marcelo Déda e disse que o Governo do Estado quer construir um sistema de Ciência e Tecnologia que dê suporte ao setor produtivo sergipano. A solenidade foi realizada no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe.

"Temos um grande desafio pela frente, que é fazer um alinhamento de propósitos e inovar o setor produtivo, com os recursos que tivermos em caixa", disse Jorge Santana. "Já tivemos do governador a garantia da recapitalização do Fundo de Tecnologia. Nos próximos meses deveremos estar com o caixa arrumado e com disponibilidade financeira para tocar os projetos da área. Para isso, vamos ouvir a comunidade científica", afirmou o secretário.

Segundo o geólogo José Teófilo de Miranda, sua missão no SergipeTec é trabalhar para integrar todos os setores de desenvolvimento tecnológico do Estado. "Estamos abraçando essa proposta do Governo Marcelo Déda que prevê um Estado com empresas coordenadas e um plano de ação em sintonia com as universidades e empresas", disse o novo diretor-presidente do SergipeTec.

Para o físico André Maurício Conceição de Souza, a reestruturação da Fapitec é necessária para o Estado recuperar a capacidade de fomento à pesquisa. "Vamos concentrar as ações nas cadeias produtivas, garantir e facilitar o acesso de cientistas tendo como princípio básico o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico", afirmou André Maurício.

A solenidade contou com as presenças de representantes da comunidade científica e tecnológica de Sergipe, dirigentes do Sebrae e membros do governo. Na oportunidade também foram empossados os novos membros das diretorias executivas da Fapitec e SergipeTec.

/ Notícias / desenvolvimento

Novos diretores do SergipeTec e da Fapitec são empossados