Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2007 às 09:50:00
Nova diretoria do Dehidro é empossada
Segundo o novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, o órgão vai ter o compromisso de dinamizar a agricultura e gerar resultados.

Um departamento com problemas de estrutura. Esta é a definição do novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Dehidro), Marcos Vander Cunha, que foi empossado no cargo na última segunda-feira, 22. A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Paulo Viana, que empossou também o diretor-técnico do Departamento, Antonio Bernardo de Lima.

O novo presidente do Dehidro enfatizou a responsabilidade em realizar mudanças na instituição. "Hoje notamos grandes problemas no Dehidro, como máquinas, veículos e equipamentos deteriorados, perímetros irrigados com reais riscos de paralisação e instalações defeituosas, entre outros problemas. Olharemos o passado apenas para analisar o que precisa ser mudado. Teremos um jeito novo de administrar, onde a responsabilidade e o compromisso serão marcas da nossa gestão", disse Marcos Vander.

Já o diretor-técnico, Antonio Bernardo, ressaltou que espera dar a sua contribuição após 40 anos de vida pública. "Este é um momento singular. Fico feliz, mesmo sabendo dos grandes problemas do Dehidro e dos desafios de reordenar a agricultura", afirmou. Segundo ele, o foco de atuação vai passar da simples realização de obras para encarar como prioridade a obtenção dos resultados na produção.

O secretário Paulo Viana lembrou o direcionamento do trabalho no novo governo, cuja maior ligação é com o resgate da cidadania do povo sergipano. Ele destacou os 12 anos em que se arrastam os serviços de construção do Projeto Jacaré-Curituba e afirmou que, em 2007, 165 famílias iniciarão suas atividades no local. Em relação ao projeto Nova Califórnia, o secretário de Agricultura denunciou as perdas dos produtores pela falta de irrigação. Além disso, relatou a situação dos produtores que plantaram 200 hectares de goiaba que seriam repassados para uma empresa. Como a empresa desapareceu, coube ao novo governo buscar alternativas para tentar inserir o produto no mercado.

Paulo Viana falou também das metas para o projeto do Canal de Xingó. "Os serviços de Extensão Rural e Assistência Técnica merecerão  recursos especiais, no sentido de ampliar o quadro de servidores, para que os produtores possam contar com assistência técnica em todos os municípios sergipanos", disse o secretário.

/ Notícias / desenvolvimento

Nova diretoria do Dehidro é empossada