Quarta-Feira, 22 de Junho de 2022 às 13:15:00
Moradores de Indiaroba celebram serviços do Programa Novo Lar
De um total de 40, atualmente 10 unidades habitacionais recebem ações do programa

“Estou muito feliz, estava precisando fazer reparos, mas não tinha condições financeiras, pois, não trabalho, e, como tive bebê recentemente, aí é que fica ainda mais difícil. Agora que surgiu essa oportunidade pelo Governo do Estado vou aproveitar e, em breve, minha casa ficará muito melhor”.  Residente na Rua da Vaquejada, na sede municipal de Indiaroba, Fátima Conceição Santos, 36 anos, é uma entre as dez moradoras da cidade litorânea do Território Sul que está sendo contemplada pelos benefícios do Programa Novo Lar, e em sua casa já está com o banheiro em reformas e, em breve, terá a fachada recuperada,  com novas  janela e porta.

Responsável por trazer dignidade à dezenas de famílias sergipanas nos últimos meses, o Novo Lar é um programa realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), cujo objetivo é requalificar as unidades habitacionais de famílias de baixo poder aquisitivo e que se encontram em situações precárias nos 75 municípios sergipanos.

Para cada unidade habitacional será destinado o valor de R$ 10 mil  e os serviços executados pelo programa correspondem à recuperação de componentes estruturais como revestimento, reestruturação e construção de banheiros, pintura interna e externa, reforma de fachadas, substituição de portas e janelas, resultando não apenas nas melhorias das condições sanitárias e estéticas das residências, mas sobretudo, na elevação da autoestima das famílias que terão seus lares com condições mais dignas.

Os lotes

A primeira etapa do programa está dividida em três lotes. O primeiro deles compreende a ação nos municípios de Areia Branca, Carira, Indiaroba, Malhador, Moita Bonita, Riachão do Dantas, Simão Dias e Poço Verde, totalizando 330 residências. O Lote 2 contemplará 50 unidades habitacionais, sendo 20 delas no bairro Coqueiral em Aracaju e 30 no município de Pirambu. No terceiro lote, serão beneficiadas 120 famílias nos municípios de Brejo Grande, Canhoba, Propriá e Santana do São Francisco.

"O programa já tem conseguido um dos seus objetivos que é ver o sorriso de cada membro das famílias beneficiadas. Já concluímos os serviços em oito unidades no município de Carira, 20 em Moita Bonita e 30 em Poço Verde. Atualmente os trabalhos estão em andamento em três casas no município de Santana do São Francisco, seis em Aracaju, 10 em Indiaroba e 16 em Malhador", detalhouo secretário estadual do desenvolvimento urbano, Ubirajara Barreto.

Organização

Atravessando problemas de saúde por conta de falhas na audição, a dona de casa Rosália Carlos dos Santos, 60 anos, agradeceu a execução dos serviços.

"Dou graças a Deus e ao Governo do Estado por essa obra, pois não tenho condições nenhuma de reformar a minha casa, que vai ficar bonita e mais organizada", orgulha-se a moradora da Rua da Vaquejada, que terá o banheiro reformado, a fachada revestida e pintada, bem como portas e janelas trocadas.

Realizando visita diária aos pais na Rua 02 de julho, Utiana Lima dos Santos não esconde a felicidade pela residência deles ter sido contemplada. "A cada dia tudo fica mais caro e apesar dos dois serem idosos, só meu pai é aposentado e assim as condições para reformar a casa não existem mesmo. Estou feliz por eles que em breve terão o banheiro reformado, a fachada e a janela da casa pintada e a porta envernizada", afirma.

Ainda segundo Ubirajara Barreto, as ações do programa tendem a aumentar. "Em breve, serão iniciadas as atividades que beneficiarão dezenas de famílias em Areia Branca, Brejo Grande, Canhoba, Pirambu, Propriá Riachão do Dantas e Simão Dias, bem como daremos continuidade à execução nos municípios contemplados nessa primeira etapa, tornando melhor as moradias desses sergipanos, dando-lhes assim melhores condições salutares para enfrentar o dia-a-dia e orgulhosos do lar em que vivem", frisa.

Para a inclusão das famílias no programa, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT) manteve contato com as secretarias municipais de assistência social, ocasionando a seleção, cadastramento e aprovação documental dos beneficiários, dividindo-os em três lotes na primeira etapa do programa.

/ Notícias / desenvolvimento

Moradores de Indiaroba celebram serviços do Programa Novo Lar