Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2021 às 10:30:00
Junta Comercial de Sergipe é a mais rápida do Brasil
No período de janeiro a julho deste ano, a Jucese apresentou um Tempo Médio de Registro de 10,8 horas

Em 2020, Sergipe ocupou o primeiro lugar no ranking de estados mais rápidos para se abrir uma empresa no país. E não parou por aí. O estado também teve destaque no Tempo de Registro computado pela Junta Comercial de Sergipe (Jucese), isso porque todo processo para abertura de empresa inicia na Junta Comercial.

A autarquia recebe a solicitação de cadastro, registra em sua base de dados e encaminha para o processo de viabilidade de localização realizado pela prefeitura de cada município. A junção desses dois tempos equivale ao tempo médio para abrir uma empresa no Brasil.

Para obter uma resposta estratégica sobre o ambiente empresarial, o Ministério da Economia (ME) analisa o progresso processual de cada região por meio da soma do Tempo Médio de Registro e do Tempo Médio de Viabilidade de Localização e Nome, ambos publicados no Mapa de Empresas. Desta forma, o ME registra o desempenho mensal das 27 unidades federativas nos processos de novas constituições.

Melhor do país

Segundo as informações publicadas, desde 2019 a Jucese ocupa o primeiro lugar como a Junta Comercial mais rápida do país, apresentando, no período de janeiro a julho deste ano, um Tempo Médio de Registro de 10,8 horas. Em sequência no ranking estão: Distrito Federal (12,7), Goiás (14,4), Paraná (16,8) e Espírito Santo (20,3).

Mesmo em 2019, quando todas as Juntas Comerciais apresentaram índices elevados de Tempo de Registro, a Jucese permaneceu em primeiro lugar. De lá para cá, uma série de melhorias foram implantadas visando à Desburocratização do Registro Empresarial, o que proporcionou mais celeridade nos processos empresariais.

Com a Jucese 100% Digital, as facilidades do Portal Agiliza Sergipe e a implantação da categoria automática para diversos procedimentos, tornou-se muito mais fácil, rápido e seguro abrir uma empresa em Sergipe. O processo para desburocratização dos trâmites também contribui com a otimização dos serviços prestados à população sergipana.

Todas essas facilidades somadas às melhorias implantadas pela Jucese, através dos investimentos do Governo do Estado, têm contribuído para redução do Tempo Médio de Registro e, por conseguinte, acelerado o processo para abertura de novas empresas.

Link Mapa de Empresas: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas

/ Notícias / desenvolvimento

Junta Comercial de Sergipe é a mais rápida do Brasil