Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022 às 19:00:00
ITPS e DER alinham estratégias para verificação de medidores de velocidade instalados na Rota do Sertão
Reunião objetivou dar celeridade ao processo de instalação, verificação metrológica e funcionamento dos medidores de velocidade a serem instalados na rodovia

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), se reuniram nesta terça-feira (7) para alinhar estratégias no sentido de agilizar as verificações metrológicas dos medidores de velocidade instalados na rodovia SE-230 (Rota do Sertão). A reunião também contou com representantes da empresa proprietária dos instrumentos.

De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, a reunião objetivou dar celeridade ao processo de instalação, verificação metrológica e funcionamento dos medidores de velocidade. “Nós estamos unindo esforços para que em um curto espaço de tempo esses equipamentos estejam instalados e funcionando corretamente. Verificamos o andamento das instalações e alinhamos junto ao DER a retirada de quebra-molas, o que vai permitir a agilização do agendamento das verificações metrológicas e a liberação dos medidores de velocidades para funcionamento”, afirmou.

Os medidores de velocidade foram instalados recentemente e fazem parte de um sistema de monitoramento, cujos equipamentos eletrônicos estão sendo implantados gradativamente pelo Governo de Sergipe, por meio DER/SE, em pontos estratégicos da malha rodoviária estadual. Além da Rota do Sertão, outras rodovias também estão passando pela instalação dos instrumentos, a exemplo da Rodovia Inácio Barbosa, antiga Sarney, na Zona de Expansão da capital sergipana.

“Esse sistema de monitoramento visa melhorar a segurança nas rodovias e dar fluidez ao trânsito. À medida que retiramos quebra-molas, proporcionamos maior conforto para quem trafega pela região e também para os turistas, que gastam quatro ou até cinco horas para chegar em Canindé de São Francisco”, explicou o diretor de Transporte e Trânsito do DER, Geraldo Motta.

O monitoramento, conforme Geraldo Motta, também contará com balanças rodoviárias, radares móveis e câmeras. “As balanças rodoviárias móveis e os medidores de velocidade irão monitorar se os caminhões estão trafegando dentro da velocidade e no limite de peso permitido para a rodovia. Já os radares móveis vão permitir coibir o excesso de velocidade em pontos aleatórios e as câmeras vão coibir roubos e ultrapassagens em locais não permitidos”, detalhou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 08 de Junho de 2022 às 19:00:00