Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020 às 12:30:00
Indústria de cosméticos gera cerca de 100 empregos por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial
Indústria valoriza a mão de obra local contratando funcionários que moram nas proximidades

Sergipe conta com uma grande diversidade de indústrias, muitas delas, com uma longa trajetória no estado. Assim é a empresa sergipana TOK Cosméticos, fundada há 20 anos e instalada no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (DIS). Atualmente, a empresa possui uma linha de produção com aproximadamente 80 produtos, entre shampoos, condicionadores, cremes de pentear e corporais, removedores, óleos e sabonetes, gerando cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

O empresário e diretor comercial Domingos Luiz, conhecido como 'Pingo', lembra que na época da fundação da empresa, procurou o Governo do Estado e conheceu o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e, através dele, obteve incentivos fiscais e locacionais para concretização do seu negócio. "Compramos o terreno subsidiado e construímos o galpão onde funciona toda nossa logística de produção. Se não fosse o PSDI nós já tínhamos ido embora para outro Estado, ou não tínhamos continuado no ramo. Hoje em dia o empresário não sobrevive sem o PSDI, por isso, é importante essa ajuda do Governo", aponta.

Os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Amazonas e Acre são os que mais consomem os produtos da marca. Nos últimos meses, os produtos estão sendo inseridos também no mercado de Pernambuco e Paraíba. Além disso, a empresa já exporta para Colômbia e China. "O nosso carro chefe é o kit de shampoo e condicionador, além da selagem de fio capilar, que é muito procurada", completa Pingo.

Mão de obra local

A criação da TOK Cosméticos foi um sonho de infância, realizado por Pingo e seu amigo, Luciano Moreira, que é sócio, químico responsável e diretor de produção da fábrica. Luciano ressalta que a amizade de infância foi fundamental para a concretização desse sonho. "Queríamos ter uma fábrica e principalmente privilegiar o comércio local, pois víamos que não havia sentido colocar um Parque Industrial e não contratar mão de obra regional também", conta. Ele completa que sempre que necessita de funcionários com capacitação,  busca através do sistema S.

O funcionário Wesley Santos, que já trabalha há dez anos na Tok, relata que é gratificante estar em uma empresa que é oriunda do próprio estado, que fica próxima à sua casa e que disponibiliza boas condições para os funcionários. "É muito bom poder contribuir na produção de uma indústria que você gosta de trabalhar, e que que muita gente usa os produtos", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Terça-Feira, 21 de Janeiro de 2020 às 12:30:00