Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 13:45:00
Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos em São Cristóvão será restaurada pelo Governo do Estado
Nas próximas semanas já será dada a ordem de serviço para início da restauração

Há mais de 13 anos sem passar por uma reforma, a intervenção de restauração na Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, em São Cristóvão, na Grande Aracaju, será iniciada nos próximos dias. A assinatura da Ordem de Serviço foi tema de reunião entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), na manhã de desta quinta-feira (07).

Com a ordem de serviço, serão contemplados a recuperação da cobertura e intervenção no sistema de drenagem de águas pluviais, correção das patologias e recuperação dos rebocos e pinturas, restauração e reforço das alvenarias, restauração e execução de forros de madeira, adequação da acessibilidade dos ambientes, correção das patologias e recuperação dos pisos internos e externos.

Serão restaurados os elementos artísticos da fachada, das cantarias, dos bens integrados, além de ser executada a restauração das esquadrias, revisão e execução das instalações prediais (hidráulicas, sanitárias, elétricas, luminotécnicas, telefônica e lógica, sonorização, Circuito Fechado de Televisão - CFTV, alarme e segurança, prevenção e combate a incêndios e sistema de proteção contra descargas atmosféricas).

“Será um grande marco para as grandes restaurações agora no nosso estado, sobretudo em São Cristóvão, pois ela dará início a uma sequência de obras que poderá vir a acontecer juntamente com recurso federal que vem diretamente para cá. Então, com essa obra da igreja do Amparo, podem vir outras como consequência, trazendo um resultado positivo tanto para o estado e para a população”, explicou o superintendente do Iphan em Sergipe, Diego Amarante Santos Passos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, ressaltou a importância desta intervenção. “Será uma restauração completa, que perdurará por muitos anos, preservando o aspecto arquitetônico que é tombado por sua importância cultural e que faz parte do complexo histórico e cultural da cidade de São Cristóvão”, salientou.

/ Notícias / desenvolvimento

Nas próximas semanas já será dada a ordem de serviço para início da restauração