Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2022 às 13:45:00
Governo ultrapassa quatro mil poços com unidade de alta produção em Canindé
Povoado atendido com novo poço fica há 30km da sede municipal, distante das redes convencionais de abastecimento de água urbana

No último mês de outubro, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), conquistou a marca de 4 mil poços perfurados. O feito aconteceu na comunidade Pedra de Amolar, em Canindé de São Francisco, no Alto Sertão Sergipano e vai atender as demandas de abastecimento doméstico e da atividade de pecuária leiteira na comunidade rural.

O que chama atenção não é só o fato de ser o poço de número quatro mil - da empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) - mas o novo poço apresentou vazão (5.462 l/h) e qualidade da água considerada boa, quando no solo do semiárido o mais comum é o poço ser salino e produzir pouca água.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, a perfuração de poços artesianos é uma das obras mais importantes que um governo pode realizar para o homem do sertão. “Uma obra vital para a dessedentação animal e o uso doméstico da água e ainda mais gratificante conseguir um resultado como esse, com água de qualidade e em abundância”, comemorou ao destacar que outros dois poços serão abertos nas comunidades de Cana Brava e Antônio Conselheiro, em Canindé de São Francisco.

"Para nós foi uma grata satisfação poder comemorar de forma dobrada a marca dos 4 mil poços, desse jeito: oferecendo para uma comunidade, que realmente necessita de água, no Alto Sertão, água de qualidade e em um poço que produz uma quantidade/ hora que permite abastecer um novo sistema que vamos construir", anunciou a diretora de Infraestrutura Hídrica da Cohidro, Elayne de Araújo. Para ela, este número é um marco que se soma às comemorações dos 40 anos da empresa, que ocorrerão em abril do próximo ano. “Agradeço ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário (da Agricultura) Zeca da Silva, pela oportunidade de contribuir com este trabalho tão importante que a Cohidro desenvolve nos interiores do nosso Sergipe”, afirmou.

Presidente da Cohidro, que também já ocupou a função de diretor da área de perfuração, Paulo Sobral comemora o feito da empresa, dando o crédito aos funcionários do corpo técnico. "Isso é resultado do empenho dos nossos funcionários, que passam, quase sempre, toda uma semana útil longe de suas famílias, no interior, para o serviço de perfuração. Um trabalho contínuo, onde máquinas e homens fazem longas jornadas para concluir um poço que, algumas vezes, não gera um resultado tão positivo quanto este, em Pedra de Amolar".

Quem perfurou o poço 4.000 foi a Perfuratriz PF12 da Cohidro, uma roto-pneumática operada pelos funcionários Geraldo Miranda, Antônio Benedito e Moises dos Santos e que aos 28 metros de profundidade alcançou água. "Nos sentimos alegres, porque está servindo ali aquela comunidade que estava necessitada de água, e foi uma água doce, dificilmente encontrada naquele sertão de Canindé. onde às vezes dá água, mas geralmente é salgada", avaliou o sondador Geraldo Miranda.

A vazão de 5.462 litros por hora, atingida pelo poço, foi constatada na etapa de limpeza e teste de vazão, feita pelo sondador Valcimar Tavares. "Só Deus para poder recompensar um trabalho desse, porque foi muito gratificante. A Cohidro está de parabéns por esse trabalho. O pessoal ficou muito agradecido. É muito importante esse serviço de poços para o pessoal do sertão. Foi um sentimento de muita alegria, por ter um poço com uma vazão dessa e com água de qualidade no sertão", afirmou.

O pequeno pecuarista Sebastião Bezerra, do povoado Pedra de Amolar, distante 30 quilômetros da sede do município de Canindé e onde cerca de 20 famílias serão beneficiadas com o novo poço, presenciou o processo de bombeamento feito pela Cohidro e não escondeu a alegria de ver a água molhando o chão seco do Seminário. “Nossa alegria maior é porque a água é uma das coisas mais importantes para nós, que vivemos do gado de leite. Vai ajudar muito na criação dos animais e também nos serviços de casa”, disse. O produtor explicou que produz cerca de 600 litros de leite por semana e que com a abertura do poço vai diminuir o custo de produção, economizando R$ 800 por mês, quando parar de comprar carradas de água durante o verão”, comemorou o produtor rural.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo ultrapassa quatro mil poços com unidade de alta produção em Canindé