Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020 às 11:30:00
Governo realiza webinário sobre o Programa Águas de Sergipe nesta quarta-feira
Webinário faz parte de ciclo mensal de discussões e apresentações sobre programas desenvolvidos pela Sedurbs por meio da SERHMA

Webinário sobre o Programa Águas de Sergipe será realizado no próximo dia 30, quarta-feira, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), através da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) no canal do YouTube da Sedurbs às 10h30.

Durante o Webinário serão abordados os casos de sucesso dos programas de Governo no âmbito da SERHMA. A pretensão é que, cada mês, seja realizado um webinário sobre os programas: Águas de Sergipe, Água Doce, Segurança das Barragens e Resíduos sólidos. O primeiro deles será o do Programa Águas de Sergipe, onde serão abordados as ações do programa relevantes para o Estado. Para participar, basta acessar o canal da Sedurbs pelo YouTube.

Programa Águas de Sergipe

O Estado de Sergipe contraiu empréstimo junto ao Banco Mundial (BIRD), com o objetivo de financiar as ações do Programa Águas de Sergipe - PAS. Os objetivos do programa foram o fortalecimento do marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no Estado de Sergipe e a implementação de ações que contribuíssem para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe - BHRS, sob uma perspectiva integrada.

O Programa foi montado com três componentes: (I) gestão de recursos hídricos e desenvolvimento institucional, conduzido pela SERHMA; (II) Água e Irrigação, conduzido pela Emdagro e pela Cohidro, e (III) Água e Cidades, conduzido pela Deso. O programa foi conduzido pela Sedurbs por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e coordenado pela UAPAS.

O Acordo de Empréstimo, discutido entre o Estado e o BIRD desde 2007, foi assinado em dezembro de 2012 quando iniciou, e foi encerrado no mês de abril deste ano. Foram realizadas e concluídas mais de 50 ações nos três componentes com investimentos feitos, e pagos acima de R$ 213 milhões. Além das empresas acima citadas, foram contemplados diretamente, com benefícios, o ITPS, e a Agrese, e indiretamente todos os municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (BHRS) em maior ou menor grau.

“O programa foi um sucesso, com seus objetivos atingidos, pois permitiu, dentre muitas outras ações, um amplo diagnóstico sobre a segurança das barragens inseridas na BHRS e o reflorestamento, com plantas nativas, das áreas que circundam estas mesmas barragens, com a demarcação de suas áreas de APP. Permitiu, ainda, a implantação de moderno sistema de esgotamento sanitário na cidade de Nossa Senhora das Dores (SE), além da reconstrução da Adutora do São Francisco por ocasião do seu colapso quando do acidente com a ponte em Pedra Branca. Ainda, mas não menos importante, possibilitou a Estado através da Sedurbs/SERHMA a obtenção de diversas ferramentas para melhorar a gestão dos recursos hídricos, exemplificando pela integração das outorgas com as licenças ambientais da Adema”, explicou o superintendente especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo realiza webinário sobre o Programa Águas de Sergipe nesta quarta-feira