Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020 às 18:15:00
Governo investe em ações de preservação da Mata Atlântica em Sergipe
De acordo com Atlas da Mata Atlântica, a cobertura do bioma corresponde a 6,9% em Sergipe

O território brasileiro é destaque no mundo por sua diversidade de biomas florestais. Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco), desde de 1999, a Mata Atlântica, depois da Amazônia, é a vegetação mais ameaçada com ações de desmatamentos no país, contando somente com 8,5% de suas florestas originais. Em Sergipe, a situação não é diferente, de acordo com o Atlas da Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica), a cobertura no estado é de apenas 6,9%.

Hoje, 27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Nos últimos anos, preocupado com a preservação do bioma e das espécies de fauna e flora nele existentes, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), tem implantado ações não apenas para conservar, mas, sobretudo, para recuperar áreas degradadas. De acordo com o superintendente Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, os feitos são diversificados. “Implantamos o Projeto de Recuperação Hidroambiental de 260 hectares em áreas de APP [Área de Preservação Permanente] de barragens de abastecimento humano e uso agrícola no Programa Águas de Sergipe. Fizemos a Regulamentação da Câmara Técnica de Compensação Ambiental e também implantamos o Projeto Arborizar-SE, que visa transformar a arborização urbana dos 75 municípios sergipanos com indicação da árvore símbolo de cada um deles, tornando-as imunes de corte”, explica.

O secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, destaca que nos últimos meses, o Governo do Estado tem priorizado as ações voltadas à preservação do meio ambiente. “Tivemos a criação da Lei do Gerenciamento Costeiro (Lei Nº. 8.634, de 27/12/2019), a criação da UC Parque Estadual do Marituba de 1.740 hectares (restinga), Decreto Nº 40.515, de 21/01/2020 e, ainda, a publicação do Decreto Nº 40.575, de 16/04/2020, implantando o pagamento por serviços ambientais para desenvolvimento de ações do Programa Produtor de Águas (ANA/Sedurbs/Serhma)”, detalha.

Ubirajara Barreto ressalta que, além dos feitos já consolidados, o Governo possui outros importantes projetos em andamento. “Está em tramitação o processo licitatório para a elaboração de quatro planos de manejos de Unidades Estaduais de Proteção Integral (UCs) na Mata Atlântica, sendo duas Áreas de Preservação Ambiental (APAs), um Parque Estadual do Marituba e uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Também, está em via de assinatura o decreto que estabelece poder ao Estado de Sergipe para criar as Reservas Particular Patrimônio Natural (RPPN). Além destes, estamos na fase final de ajustes para apresentar o Primeiro Plano Municipal da Mata Atlântica de Sergipe, no município de Capela. Com a consolidação desses projetos, a Mata Atlântica em nosso estado continuará preservada, como também servirá de fonte de estudos e pesquisas e de exemplo a ser seguido por outras unidades da federação no tocante a conservação e respeito ambiental”, frisa.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo investe em ações de preservação da Mata Atlântica em Sergipe