Terça-Feira, 09 de Novembro de 2021 às 14:15:00
Governo do Estado trabalha na revitalização do Terminal Rodoviário Luiz Garcia
Uma vez concluído, terminal se tornará um dos mais modernos do Estado

"Já está bem diferente, dá para perceber que vai ficar espaçoso e assim, acho que vamos ficar livres daquele espaço tumultuoso, sem as pessoas  empurrando umas as outras e com mais segurança. Utilizo esse terminal com frequência, pois venho sempre do interior para a capital, estou gostando do que estou vendo e acredito que depois de pronto, vai ficar muito bonito". Impressionada com o andamento dos serviços de revitalização do Terminal Luiz Garcia, no centro de Aracaju, a autônoma Vera dos Santos, 42 anos, que reside na cidade de Cristinápolis, no Território Sul Sergipano, só tem elogios à obra.

Executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a revitalização do histórico e importante espaço de embarque e desembarque do transporte intermunicipal de passageiros recebe investimentos de R$ 6.261.784,31, provenientes  do  Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização - FRD, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDSE) e aplicado em municípios de influência da Vale, tendo o projeto sido pleiteado junto ao Governo Federal e aprovado pela instituição financeira.

A reforma

Com a execução dos trabalhos em celeridade, a reforma contempla a substituição da estrutura metálica, pavimentação em concreto, aplicação de piso em concreto simples e de alta resistência, instalação de gradil em todo o entorno, projeto paisagístico com aplicação de grama verde esmeralda, instalação de plataforma elevatória para acesso ao piso superior, instalação de 14 plataformas de embarque/desembarque com estrutura metálica, implantação de vidro temperado incolor nos corrimãos e 34 quiosques internos e externos.

Complementam os serviços da reforma, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, implantação de sistema de combate a incêndio, de sistema de fechado de TV (CFTV), climatização, iluminação das áreas externas, cabeamento estruturado, pavimentação no entorno, sistema de drenagem pluvial e de compatibilização.

O andamento da obra

"Executamos todo o telhado, bem como as instalações de combate a incêndio e a impermeabilização da área externa, instalamos a plataforma elevatória, construímos as sapatas de sustentação das estruturas metálicas, realocamos os banheiros que ficarão mais amplos, fizemos a tubulação para gás de cozinha das lanchonetes, a instalação para ar-condicionado, individualização de água e instalação do sistema lógico, além do vestiário e banheiros dos funcionários", explica o engenheiro civil e fiscal da obra, Davi Alvelos.

Davi Alvelos acrescenta que outros serviços em execução se mantém céleres. "40 profissionais se revezam na continuidade da aplicação das portas nos quiosques, execução do gradil, aplicação de cerâmica, mármore e granito e assentamento nas bancadas dos quiosques, execução das baias de embarque e desembarque, além da finalização das instalações hidráulicas e elétricas, bem como os serviços de drenagem e o recuo para o estacionamento, de modo que o percentual executado é de 40%", afirma.

Transformação

Moradora do município de Itaporanga D'ajuda, mas usuária frequente do terminal, a dona de casa Josiene Santos, 42, ficou surpresa ao entrar no canteiro de obras. "Está completamente transformado, estou gostando muito do que estou vendo, nem parece aquele lugar com bagunça e desorganização e apinhado de gente e vendedores, com certeza vai ficar muito bonito e bem mais tranquilo para nós passageiros circularmos, o governo está de parabéns para essa obra", declara.

Para o secretário estadual do desenvolvimento urbano, Ubirajara Barreto, a reforma proporcionará inúmeros benefícios à população. "O Terminal Luiz Garcia faz parte da história da capital, além de ser um espaço importante para o centro da cidade. Sua revitalização trará melhorias e comodidade não apenas para os usuários do transporte intermunicipal, que terão a seu dispor um lugar mais organizado e aconchegante para o embarque e desembarque,  mas também para os comerciantes que possuem espaços alocados, sem contar que modificará para melhor o aspecto da região central", ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

Governo do Estado trabalha na revitalização do Terminal Rodoviário Luiz Garcia