Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 13:15:00
Governo  do Estado emite Certidão de Regularização Fundiária de 580 unidades habitacionais
Beneficiários do Programa Pró Moradia do Residencial José Eduardo Dutra terão seus imóveis devidamente legalizados

Em uma ação pioneira, o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), através do Núcleo Social e de Regularização Fundiária, emitiu na manhã dessa sexta-feira(11),a Certidão de Regularização Fundiária (CRF) das 580 unidades habitacionais do Residencial José Eduardo Dutra, localizado no bairro Porto D'anta, Zona Norte de Aracaju.

Utilizando-se da modalidade de Regularização de Interesse Social (REURB-S), que faz parte da Lei Federal 13.465/2017, a ação permite a legitimação fundiária para os proprietários das residências e faz parte da última etapa do Programa Pró Moradia, que retirou 1.180 famílias em situações de vulnerabilidade social, na capital e no município de Nossa Senhora do Socorro, concedendo-lhes moradia digna.

O processo da CRF

Segundo o secretário estadual do desenvolvimento urbano  e sustentabilidade, Ubirajara Barreto,  a certidão é mais um compromisso do Governo de Sergipe para com as famílias beneficiadas pelo programa. "Com  autorização da Regularização Fundiária Urbana na modalidade REURB-S, por meio do Decreto Estadual nº 40912/2021, toda a documentação foi encaminhada ao Cartório de Registro do 11º Ofício, para que seja feita a individualização de todos os lotes pertencentes ao Residencial José Eduardo Dutra", explica.

Ubirajara Barreto detalha como será a tramitação da CRF. "Devidamente registradas, as matrículas individualizadas serão encaminhadas à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com a qual a Sedurbs deve firmar um Termo de Cooperação, e onde serão desmembrados em Registro Imobiliário Patrimonial (RIP). Concluído esse processo, muito em breve todas as famílias receberão seus títulos em mãos, sem nenhum custo adicional", explica.

O secretário ressalta que de posse da Certidão de Regularização Fundiária, as famílias terão assegurados  inúmeros benefícios. "Uma vez estando com a CRF, os moradores terão a segurança jurídica dos imóveis e facilidade à obtenção de financiamento para a melhoria destes, bem como acesso aos serviços públicos. Além disso, a certidão garante a efetivação da função social da propriedade e fomenta a arrecadação de tributos municipais, alavancando o desenvolvimento urbano e atraindo novos investimentos na área", frisa.

Ubirajara Barreto acrescenta que outros beneficiados pelo Pró Moradia também obterão a CRF. "Iniciamos os trâmites para o processo de regularização das 600 unidades habitacionais do Conjunto Neuzice Barreto, e, em breve, encaminharemos ao cartório para que sejam realizados os mesmos procedimentos", afirma.

O que é Regularização Fundiária

Compreende como Regularização Fundiária, o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais consolidados ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

A Regularização Fundiária transforma os núcleos em áreas legalizadas e garante o direito social à moradia, ao acesso aos serviços públicos, promovendo a cidadania e qualidade de vida da população beneficiária.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 11 de Junho de 2021 às 13:15:00