Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 às 12:00:00
Governo do Estado amplia sistemas de abastecimento rurais e leva água encanada às casas de 440 famílias no Sul Sergipano
Ação beneficia Indiaroba, Estância, Cristinápolis e Umbaúba por meio do Programa Água Para Todos

Sete poços tubulares perfurados em assentamentos de reforma agrária de Indiaroba e Cristinápolis já passaram a contar com redes de distribuição de água, fazendo com que mais de 300 famílias realizassem o sonho de receber água encanada em casa. Na última semana, mais cinco destes poços, em assentamentos de Estância, tiveram as obras iniciadas para que os antigos sistemas de abastecimento simplificados sejam revitalizados e potencializados para atender às redes de distribuição residencial para mais 140 famílias. Em todo estado, a ação do Governo de Sergipe, através do Programa Pró-Campo e em parceria com as prefeituras, pretende atender aproximadamente 730 famílias em 15 localidades rurais, ao incluir municípios de Lagarto e Malhador, com o investimento de R$ 740.338,99.

Edilene Mota, há 13 anos vive e trabalha no assentamento Nicácio Rodrigues, em Indiaroba. Ela chama atenção para o bem-estar que a água encanada nas casas da agrovila passou a oferecer, principalmente para os moradores mais idosos. “Hoje, você sabe que água é tudo. E a nossa vida mudou, porque nós não podíamos ter água, nós não tínhamos onde lavar roupa, não tinha água para beber. Hoje estamos sorrindo à toa, porque a Cohidro (Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe) fez algo especial para nós, que foi colocar água nas nossas vidas, nas nossas casas. Vocês viram nas torneiras, e hoje nós estamos aqui só agradecendo, obrigado”.

Em Indiaroba, além do Nicácio Rodrigues, os antigos sistemas simplificados também foram transformados em redes de abastecimento residencial nas agrovilas Sabão e Cajá, no Assentamento Sepé Tiaraju; no Assentamento 8 de Agosto e nas agrovilas I e II, do Assentamento 5 de Janeiro. Obras realizadas pela Cohidro, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) que, conforme explicou o prefeito municipal Adinaldo Nascimento, contou com a parceria da prefeitura.

“Fez parte de todo um planejamento que a Cohidro e a prefeitura desenvolveram em comum acordo com as comunidades. Faz parte da qualidade de vida que a gente tanto sonha e pôde através dessa ação. Sobretudo para as mulheres, que além da sua jornada de trabalho, ainda tinham que buscar um acesso a água”, justificou o prefeito de Indiaroba. A administração municipal contribuiu na ligação das casas às novas redes construídas pela Cohidro.

Estância

A diretora de Infraestrutura Hídrica da Cohidro, Elayne de Araújo, visitou as localidades rurais de Estância, onde as obras da companhia estadual já começaram. “Firmamos uma parceria com a prefeitura para a recuperação e ampliação da capacidade dos sistemas de abastecimento nos assentamentos Analicio Araújo, Dom Helder Câmara, Roseli Nunes, Edemilson Evaristo e Geraldo Garcia. Permitindo melhorar a qualidade de vida das pessoas que serão atendidas. Outra parceria serão os dois poços que a Cohidro vai perfurar, via Programa Água para Todos, para construção de sistemas simplificados de abastecimento no Assentamento João Dias e Colônia Bela Vista. Promovendo o acesso à água também para essas comunidades através do Governo de Sergipe, Seagri, Cohidro e o apoio essencial da prefeitura municipal”. No Água para Todos, serão construídos 20 novos sistemas. Na primeira fase, foram 36, atendendo 37 localidades.

Prefeito de Estância, Gilson Andrade reforça a importância da parceria com a Cohidro, por atender comunidades rurais que vivem com dificuldade no abastecimento de água. “Vai atender toda essa demanda, toda essa deficiência que essas comunidades têm, em duas vertentes. Primeiro a Cohidro, com sua equipe técnica, irá fazer a manutenção de poços já existentes. E, em um segundo momento, a perfuração de novos poços em comunidades que são extremamente carentes e com a necessidade dessa ação. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado, ao governador Belivaldo [Chagas], por mandar sua equipe técnica, a equipe da Cohidro para que possa atender aqui o município de Estância”.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 às 12:00:00