Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2020 às 15:45:00
Governo de Sergipe revitaliza sistemas de abastecimento de água em General Maynard
Dois poços receberam limpeza e troca de equipamentos, melhorando pressão e qualidade da água que chega às residências de mil moradores

Duas comunidades rurais que reúnem cerca de mil moradores no município de General Maynard, no Leste sergipano, tiveram seus sistemas de abastecimento de água residencial recuperados pelo Governo de Sergipe. Em janeiro e em setembro, respectivamente, os povoados Pinga Fogo e Pedro Gonçalves receberam serviços de bombeamento e limpeza dos poços - para melhoria da vazão e qualidade da água - e troca das bombas que levam a água até a superfície. Além disso, o sistema de Pedro Gonçalves ganhou ainda a substituição por um novo reservatório. A partir do investimento de quase R$ 15 mil, as obras de revitalização foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e irrigação (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

No Pinga Fogo, povoado tradicional pelo famoso Batalhão de Bacamarteiros, residem cerca de 800 moradores. O servidor público municipal Reginaldo Bispo, de 46 anos, é nascido e criado na localidade, e afirma que desde janeiro, com o conserto do poço, o abastecimento mudou. “A qualidade da água e do abastecimento melhoraram 100%, graças a Deus. A água não falta mais e está chegando certinho em casa. Eu uso a água para os serviços de casa mesmo, tomar banho, lavar roupa. O que teve de problema foi a bomba. Mas, a Cohidro veio imediatamente, fez a troca da bomba e a limpeza do poço, e o abastecimento voltou ao normal. Parabéns mesmo por tudo”, agradeceu o morador. Para o serviço de bombeamento e instalação de nova bomba, a Cohidro investiu R$ 5.870,15 em recursos próprios.

Neste mês de setembro foi a vez do povoado Pedro Gonçalves, com 200 habitantes. Para a aposentada Maria de Lourdes Santos, que reside na localidade, o resultado da intervenção foi positivo e conta que a água está chegando mais forte. “A água melhorou, graças a Deus. Toda uma vida foi boa, mas agora que fizeram a limpeza do poço, melhorou ainda mais. Eu uso (a água) para tudo: para beber, lavar roupa, faço tudo com ela”. Jailton Oliveira tem sítio no povoado há mais de 10 anos, onde mantêm suas criações de animais. Ele recorda que o sistema de distribuição – que ele autorizou passar por dentro de sua propriedade – possui cerca de três anos e já carecia de uma revitalização. “A água realmente está mais limpa e estamos sentindo mais pressão na torneira. Dá para usar para tudo: beber, lavar e cozinhar”, completa. Neste povoado, o investimento da Cohidro foi de R$ 9.094,30, via recursos próprios e também do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), para a instalação do novo reservatório.

A Cohidro acionou dois departamentos para atender às demandas de General Maynard, disse o diretor de infraestrutura hídrica e mecanização agrícola (Dinfra), Carlos Alberto. “A Gerência de Perfuração (Geperf) fez o bombeamento para a revitalização dos dois poços, limpando e aumentando o volume de água. Já as novas bombas foram instaladas pela Divisão de Instalação e Recuperação de Poços (Dipoços). Porém, no povoado Pedro Gonçalves, após o procedimento, ficou constatada a necessidade de um novo reservatório de 10 mil litros para atender melhor a comunidade; demanda também atendida pela Dipoços. A nova caixa, tubos e conexões, foram adquiridos via convênio com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência social (Seias), via Funcep”, explicou o diretor.

O secretário municipal de obras de General Maynard, Givaldo dos Santos, explica que os dois sistemas de abastecimento e distribuição de água são mantidos pela prefeitura e, quando precisam de reparos, contam com a devida atenção do Governo do Estado. “No início de janeiro, no povoado Pinga Fogo, a bomba ficou ruim e o abastecimento de água ficou comprometido, ficamos até um dia sem água no povoado. Liguei para a Cohidro que, de imediato, atendeu a nossa solicitação e fez o bombeamento e a limpeza do poço, colocando essa bomba nova. Graças a Deus e ao trabalho da Cohidro, nós não sofremos mais sem abastecimento de água. Já no povoado Pedro Gonçalves, o problema foi parecido e o abastecimento de água melhorou muito. Com a água mais limpa, aumentou a pressão de chagada nas casas”, garante o secretário do município.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2020 às 15:45:00