Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019 às 15:45:00
Governo de Sergipe realiza Seminário para discutir alerta de inundações na Bacia do Poxim
Durante evento IPEA vai lançar ferramenta de previsão e alerta de inundações em Sergipe

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), com a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), realizam na próxima quinta-feira, 14, no Auditório do Núcleo de Petróleo e Gás da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Seminário de Compartilhamento de experiências entre Sergipe e Alagoas sobre experiências de sistema que alerta sobre o risco de inundações em bacias hidrográficas.

O evento ocorrerá das 7h30 às 13h.O seminário é voltado para professores, estudantes, Defesa Civil Estadual e Municipal, e outras instituições.

Lançamento de aplicativo
O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) vai lançar, durante o seminário, um aplicativo desenvolvido para celular que possibilitará emitir alertas à população sobre previsão de cheias e inundações. A ferramenta está em fase final de testes e conta com o auxílio de radares pluviométricos informatizados e será apresentada no evento.

O projeto foi idealizado tendo em vista a ocorrência frequente de inundações que assolam a bacia do rio Poxim, responsável pelo abastecimento de água do município de Aracaju e região metropolitana. A preocupação recorrente com inundações na parte urbanizada da bacia despertou a necessidade do setor público em aprimorar o sistema de monitoramento e alertas. O governo local apresentou a necessidade à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Ipea para a realização de estudos.

O instituto elaborou a proposta de melhoria com o desenvolvimento do aplicativo para aprimorar o modelo de gestão na prevenção de inundações em Aracaju.

O quê?  Seminário de Compartilhamento em Sergipe
Quando? Quinta-feira, 14, às 7h30