Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019 às 14:45:00
Governo de Sergipe e França assinam carta de cooperação na área ambiental

A agenda ambiental foi tema de mais um dos encontros dos governadores do Nordeste em Paris. Nesta terça-feira (19), após reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os nove governadores se encontraram com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson.

Na ocasião, o governador da Bahia Rui Costa, representando o Consórcio, assinou com a secretária de Estado da França uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável. O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrossilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.

Ministro Le Drian

Ainda na tarde desta terça em Paris, ​os governadores foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O grupo apresentou ao ministro o potencial do Nordeste para investimentos estrangeiros e sinalizou a possibilidade de parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.

Devido a um problema de saúde do Governador Belivaldo Chagas, Sergipe está representado pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, e pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior. Eles reforçaram durante as agendas a importância dos temas para o estado e as possibilidades que podem surgir, principalmente com Parcerias Público Privadas (PPPSs) a partir desses encontros.

Na noite desta terça (11), o grupo segue para Roma,onde tem compromissos na quarta-feira (20). A missão continua em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

/ Notícias / desenvolvimento

Governo de Sergipe e França assinam carta de cooperação na área ambiental