Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 às 12:50:00
Governo usa software livre na criação e no gerenciamento de sites e em programa de e-mail

O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis), está usando software livre na elaboração dos novos sites da administração estadual. Para a criação e a publicação das novas páginas, a ferramenta utilizada é o Xoop's. Já para o gerenciamento de correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços, a ferramenta é o Expresso Livre, que foi adaptado e disponibilizado ao Governo do Estado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

Segundo a gerente de Prospecção e Análise da Agetis, Sueli Dantas Bacelar, o sistema usado anteriormente, desenvolvido pela própria Agência, precisava de novas funcionalidades. "O Xoop's nos proporciona essas funções, como, por exemplo, a possibilidade de repassar qualquer página ou notícia publicada no site através de e-mail para qualquer pessoa", diz Sueli.

Até agora, sete sites, de um total de 32, já foram transferidos para a ferramenta. Outros órgãos do Governo do Estado, como a Polícia Militar, já solicitaram a mudança para a nova ferramenta. "A principal característica desse trabalho é permitir a autonomia dos órgãos em manter seus sites, através de transmissão de conhecimento por treinamentos ministrados pelo pessoal da Agetis", afirma Sueli.

Expresso Livre

Já o Expresso Livre é um conjunto de aplicativos para utilização via web, disponibilizando recursos de correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços. Ele é uma versão da ferramenta alemã E-Group Ware. Uma de suas ferramentas é o correio eletrônico interligado à agenda, onde os usuários recebem avisos de seus compromissos agendados.

Outra possibilidade da ferramenta é que todos os órgãos da administração pública poderão armazenar e gerenciar suas contas de e-mail. O Expresso também permite o despacho por meio eletrônico, o que diminui o tempo no processo e a tramitação em papel. Segundo Silvio Palmieri, consultor do Expresso, como a ferramenta é utilizada via web, os usuários podem acessar e-mail, agendas, catálogos de endereço e outros aplicativos de qualquer lugar que tenha conexão com a Internet.

/ Notícias / desenvolvimento

Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 às 12:50:00