Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2022 às 13:15:00
Equipes da Adema resgatam animais silvestres na capital e cidades do interior
Órgão ambiental também recebeu entrega voluntária

Atendendo a solicitações da população, equipes de fauna da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizaram nos últimos dias, resgates de animais silvestres em bairros da capital e cidades do interior sergipano.

No Conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, Zona Sul da capital, os profissionais resgataram um guaxinim (Procyon Iotor) que se encontrava em um condomínio residencial. Ao chegar no local, o animal foi apreendido de  de forma tranquila devido ao aparente cansaço, e, após a avaliação veterinária, constatou-se que ele estava saudável, tendo sido solto em área de reserva ambiental.

Em uma residência no bairro Jardins, uma das equipes foi acionada para fazer o resgate de um cágado amarelo (Acanthochelys radiolata). Após avaliação veterinária, os profissionais constataram que o animal estava saudável e responsivo, porém, foi encaminhado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) para observação e posteriormente ser reintegrado à flora local.

Ainda na Zona Sul da capital, no bairro Atalaia, as equipes foram acionadas para capturar um socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax) que se encontrava em frente à uma residência. Feita a avaliação veterinária, constatou-se que a ave estava responsiva e por não apresentar nenhum problema clínico foi reinserida na natureza.

Interior

No município de São Cristóvão, no Território da Grande Aracaju, os profissionais resgataram três filhotes de suindara (Tyto furcata) que se encontravam no telhado de uma igreja. Realizada as avaliações físicas, verificou-se que eles estavam ativos, responsivos e saudáveis, tendo sido encaminhados para o Cetas, a fim de serem acompanhados durante o processo de desenvolvimento e serem postos à soltura quando estiverem aptos.

Uma suindara jovem (Tyto furcata) foi resgatada em uma residência no município de Aquidabã, no Território do Médio Sertão Sergipano. Após a avaliação por parte dos técnicos, constatou-se que a ave estava bastante ativa, porém, com desidratação leve e uma lesão extensa em sua asa direita, tendo sido encaminhada para o Cetas, a fim de receber tratamento e depois ser devolvida ao seu habitat.

Entrega Voluntária

Na sede da Adema, localizada no bairro São José, uma das equipes de fauna recebeu a entrega voluntária de uma rolinha-roxa (Columbina talpacoti). Realizada as avaliações veterinárias, verificou-se que apesar de ativa, a ave apresentava uma lesão em sua asa esquerda, tendo sido encaminhada ao Cetas para reabilitação, e, ser reinserida à natureza quando estiver saudável.

A Adema informa que caso a população encontre algum animal silvestre fora do seu habitat, é importante acionar as equipes especializadas do órgão para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 99191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária de animais.

/ Notícias / desenvolvimento

Equipes da Adema resgatam animais silvestres na capital e cidades do interior