Sexta-Feira, 05 de Janeiro de 2007 às 03:20:00
Engenheiro promete ritmo acelerado para obras do Viaduto do DIA
Foto: André Moreira/ASN                      Um ritmo acelerado para as obras. De acordo com o engenheiro fiscal da construção do Viaduto do DIA, José Henrique Rodrigues, essa será a principal alteração prática provocada pela assinatura do convênio entre o Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, que ocorreu na manhã desta sexta. "Com a doação das partes dos terrenos da Codise e do Teatro Tobias Barreto, as interferências que impediam a execução das 80 estacas restantes foram liberadas e o andamento da obra será mais rápido", disse o engenheiro.

Segundo o técnico, as áreas cedidas pelo Governo do Estado também irão possibilitar o término da implantação do novo roteiro da rede da adutora da Deso e do gasoduto da Sergás. "As fundações do viaduto foram colocadas exatamente por onde antes passavam tanto a adutora como o gasoduto. Para finalizarmos a reinstalação da rede de água e de gás, precisávamos justamente dessa liberação da área da Codise", explicou Rodrigues. Atualmente 35% dos 334 metros da adutora da Deso já foram executados.  Do gasoduto da Sergás, 510 metros dos 950 metros totais já foram recolocados. O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, informou que o Estado ajudará no monitoramento da obra, que terá um investimento total de R$ 14.860.000 e previsão de término em outubro deste ano. "Vamos acompanhar, juntamente com a Emurb, a execução das transferências das tubulações dos serviços da Sergás e da Deso", afirmou.Com extensão de 347,5 metros, o viaduto irá desafogar o trânsito da região, que recebe atualmente na rótula do DIA, nos horários de pico, um fluxo médio de 90 veículos por minuto. De acordo com o diretor de Planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Orlando Vieira, o terreno cedido pelo Teatro Tobias Barreto irá aumentar o ângulo de abertura da rótula. "Isso irá facilitar o prosseguimento da construção das novas alças que darão acesso ao viaduto. No entanto, não precisaremos fazer desvios maiores no fluxo do trânsito da rótula, como o que foi feito no final do ano passado", disse Vieira.

/ Notícias / desenvolvimento

Engenheiro promete ritmo acelerado para obras do Viaduto do DIA