Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 16:45:00
DER/SE celebra 74 anos de serviços dedicados ao desenvolvimento e à manutenção da infraestrutura rodoviária
O órgão desempenha um papel relevante na garantia de uma rede viária segura e eficiente para os sergipanos

Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) está completando 74 anos de existência e serviços dedicados ao desenvolvimento e manutenção da infraestrutura rodoviária, na terça-feira, 6. Para celebrar a data, servidores e equipe diretiva participam de Missa em Ação de Graças, que acontecerá no auditório da autarquia, às 9h.

O  diretor-presidente do DER/SE, Anderson das Neves, destacou que ao longo dos últimos anos o órgão tem atuando na execução de projetos importantes, a exemplo da ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju ao município da Barra dos Coqueiros; ponte Joel Silveira, que liga o bairro Mosqueiro ao município Itaporanga D'Ajuda; e a ponte Gilberto Amado, que liga os municípios de Estância a Indiaroba. De acordo com o gestor da autarquia, através do Pró-Rodovias I e II,  foram recuperados 492,33 km e 416,96 km de rodovias, respectivamente.

"Responsável pela construção, manutenção e conservação das estradas estaduais e rodovias sob sua jurisdição, o departamento também desenvolve um papel fundamental no transporte intermunicipal de passageiros", informa o diretor-presidente.

Para o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, o aniversário do DER/SE é uma ocasião para celebrar suas realizações, refletir sobre os desafios enfrentados e renovar o compromisso de servir à comunidade.  "Essa data é mais uma oportunidade para reconhecer e homenagear todos os profissionais que contribuem diariamente para o sucesso da organização. Engenheiros, arquitetos, técnicos, operários e muitos outros dedicam seu tempo e habilidades para garantir a qualidade das estradas e a segurança dos usuários”, ressalta.

Ações

Durante os anos de sua existência, o DER alcançou diversas outras conquistas significativas. A implementação de projetos de ampliação e modernização das rodovias, a construção de novas estradas, instalação de sistemas de segurança e a melhoria das condições de tráfego, estão entre elas.

Além disso, o DER desempenha um papel importante na gestão e operação do tráfego rodoviário. Por meio do monitoramento constante das estradas, identifica áreas de risco, promove a sinalização adequada e implementa medidas de segurança para prevenir acidentes.

Recentemente foi criado o Centro de Controle Operacional (CCO) e instaladas 22 câmeras de alto alcance, com o objetivo de contribuir com a fiscalização da malha viária e a segurança da população. Essa iniciativa proporciona intervenções em pistas com maior pontualidade e assertividade.

/ Notícias / desenvolvimento

Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 16:45:00