Sexta-Feira, 03 de Abril de 2020 às 14:00:00
DER contribui para segurança e fluidez do tráfego em rodovias estaduais
Apesar da redução no quadro efetivo, manutenção da malha viária vem sendo executada em muitos territórios sergipanos

Mesmo com inúmeras ações direcionadas no combate ao coronavírus, o Governo de Sergipe vem executando outros serviços em áreas fundamentais para o desenvolvimento e o bem estar dos sergipanos. Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), como unidade executora, a segurança e fluidez do tráfego intermunicipal vêm sendo mantida graças aos serviços de manutenção preventiva e corretiva nas rodovias.

O alto índice de chuvas nas duas últimas semanas provocou erosões, deslizamentos de terra, entre outros sinistros em diversas rodovias estaduais. Equipes do DER, mesmo com o contingente reduzido de profissionais por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, têm se desdobrado e conseguido atender as ocorrências em vários trechos da malha viária.

“Retiramos toneladas de areia da pista na SE-100, nas proximidades da Praia do Jatobá, e recuperamos trechos danificados por erosões na cabeceira da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, que já haviam sido sinalizados no fim de semana, a fim de evitar possíveis acidentes. Na SE-160, entre a BR 101 e o município de Siriri, recuperamos o trecho danificado por erosão na cabeceira de uma ponte e, no dia seguinte, fizemos os acabamentos com a aplicação da massa asfáltica. Já na Rodovia SE-204, precisamente no município de Japoatã, o lançamento indevido de esgotos residenciais fez surgir alguns buracos na pista. Em parceria com a Prefeitura Municipal fizemos serviços de drenagem e sanamos os problemas ocasionados”, detalha o diretor de operações do DER, Anderson Neves Nascimento.

Anderson Neves diz ainda que, além de atender os chamados para a execução de reparos nas rodovias, através dos telefones 0800 284 8016 e (79) 3253 1149, o DER realiza fiscalização na malha viária. “Não só ficamos apostos para executar os serviços de emergência, como também em todas as cinco unidades de Gerência de Distritos (GEDRE), dispomos de equipes que fazem o monitoramento das rodovias, sendo que muitas vezes iniciamos os reparos antes mesmo da população solicitar.

No decorrer da semana identificamos uma erosão da SE-170 entre Lagarto e São Domingos e fizemos os reparos necessários no mesmo dia. No final da tarde da quinta-feira, 02, na Rota do Sertão (SE-175), no município de Poço Redondo, uma equipe realizava monitoramento e identificou um trecho com erosões. Foi feita a sinalização ainda no período da noite, a fim de evitar transtornos aos condutores”, explica.

O diretor destaca outras atividades executadas pelo DER nesta semana e ações para os próximos dias. “No Conjunto Marcos Freire, no município de Nossa Senhora do Socorro, estamos executando melhorias em uma via de acesso à fábrica de EPI’S, situada no Pólo Industrial, facilitando assim o tráfego de veículos menores, caminhões e carretas no transporte dos equipamentos de proteção individual, nesse momento tão periclitante que o mundo atravessa. Para os próximos dias, faremos os serviços de recuperação causados pelas erosões na Rota do Sertão, e, ainda na mesma rodovia, porém, no município de Monte Alegre de Sergipe, daremos início à aplicação da camada asfáltica nos trechos também danificados pelas chuvas, cujos serviços de reparos iniciados na quarta-feira, 01,foram concluídos hoje”, ressalta.

/ Notícias / desenvolvimento

DER contribui para segurança e fluidez do tráfego em rodovias estaduais