Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2022 às 18:30:00
Defesa Civil Estadual conclui operação do gabinete de crise em Tobias Barreto
Após as ações de gestão de crise e resposta, terá início a fase de restabelecimento da rodovia afetada

A Defesa Civil Estadual concluiu, na última quinta-feira (01), os trabalhos do gabinete de crise montado juntamente com o poder público municipal em Tobias Barreto, município mais fortemente atingido pelas chuvas intensas que acometeram as regiões sul e centro sul de Sergipe desde a madrugada da última terça-feira. O volume pluviométrico chegou a 164 mm em 24h.

Em Tobias Barreto houve alagamento em várias localidades, todas às margens do Rio Real. “De imediato, o gabinete de crise foi montado para que pudéssemos levantar as informações e planejar as ações a fim de atender melhor e assistir as famílias tobienses”, conta o Major Alysson Carvalho, superintendente adjunto da Defesa Civil Estadual.

Além da Defesa Civil, outros órgãos do Governo de Sergipe enviaram equipes de segurança e emergência para atuar nas buscas e resgates iniciais, como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), a Polícia Civil, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) da Polícia Militar, o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER) e as equipes de engenharia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).

Dois óbitos foram registrados e quatro resgates foram realizados pelas equipes. E ao final da operação do gabinete de crise, na noite da última quinta, o balanço foi atualizado em 145 famílias afetadas (431 pessoas); 26 famílias desalojadas (73 pessoas); 7 famílias desabrigadas (16 pessoas) acolhidas no Ginásio do Sesi; 62 residências danificadas e 02 destruídas.

Através da Secretaria de Estado da Inclusão Social, o Governo de Sergipe disponibilizou materiais de ajuda humanitária, entregues pela Defesa Civil ao município, que está administrando o repasse à população afetada. Foram distribuídas 214 cestas básicas (100 fornecidas pelo município e 120 pelo Governo do Estado); 165 colchões e 50 kits de higiene (fornecidos pelo Governo do Estado). O gabinete de crise solicitou, ainda, que a secretaria de Obras de Tobias Barreto realize a análise e correção das casas danificadas; e decidiu que as duas famílias que tiveram suas casas destruídas sejam inseridas no programa Aluguel Social do município.

Considerando os danos humanos e materiais, e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados expressivos, o Governo do Estado decretou, no último dia 30 de novembro, situação de emergência tanto em Tobias Barreto quanto em Itabaianinha. O decreto de emergência possibilita a adoção de providências rápidas e emergenciais pelos órgãos competentes, para minimizar e reparar danos causados pelas chuvas intensas.

“Com todas as informações necessárias repassadas ao município, para que possa gerir a situação de agora em diante, a gente desativa o gabinete, mas segue a postos para contribuir, ao mesmo tempo em que passa, agora, para a Fase 2, se somando ao DER para o restabelecimento da rodovia danificada”, conclui o coronel Luciano Queiroz, superintendente da Defesa Civil Estadual.

Demais municípios
Outros municípios também apresentaram ocorrências, felizmente, de menor gravidade. Já nas primeiras horas de chuvas, foi registrado alagamento também nos municípios de Aquidabã, Laranjeiras, Lagarto, Macambira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias. Em Propriá, uma parte da cidade ficou sem energia elétrica. Três barragens verteram no município de Graccho Cardoso e uma no município de Cumbe. Em Capela, uma estrada vicinal foi interditada por conta do transbordamento do Rio Japaratuba. Os eventos vêm sendo geridos pelas coordenadorias municipais de Defesa Civil, com o acompanhamento da Defesa Civil Estadual e apoio, quando necessário.

/ Notícias / desenvolvimento

Defesa Civil Estadual conclui operação do gabinete de crise em Tobias Barreto