Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020 às 18:15:00
Defesa Civil Estadual auxilia municípios atingidos pelas fortes chuvas
Em razão das chuvas torrenciais na quinta-feira, 28, município de Salgado pediu apoio ao órgão estadual no que foi atendido de imediato

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), em razão das chuvas torrenciais ocorridas em boa parte do estado, na quinta-feira, 28, auxiliou o município de Salgado, onde algumas famílias foram prejudicadas por conta de alagamentos nas vias públicas.

“Como a quantidade de chuva foi acima do normal em um curto espaço de tempo, a Rua das Pedras, situada na sede municipal, ficou alagada, prejudicando as famílias que lá residem. Pedimos auxílio ao Corpo de Bombeiros e à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), e disponibilizamos equipes até o local para prestar o socorro emergencial”, explicou o diretor do Depec, Major BM Luciano Santos Queiroz.

O major Luciano Queiroz esclareceu que felizmente a intercorrência não ocasionou danos mais graves. “Levamos um bote do Corpo de Bombeiros, bem como 30 colchonetes, fornecidos pela SEIAS, uma vez que a Defesa Civil Municipal de Salgado nos havia informado que algumas famílias pudessem estar desabrigadas. No entanto, ao chegarmos no local, a água já havia sido tragada pela rede de drenagem e a via voltado à sua normalidade, não havendo a necessidade de utilizarmos o bote”, detalhou.

Foi instalado um Gabinete de Crise, orientando o município como proceder a partir do ocorrido. A princípio, sete famílias, totalizando 20 pessoas foram diretamente afetadas, mas será feita a verificação de quantas pessoas ficaram desabrigadas, a quantidade de desalojadas, bem como quantas casas foram danificadas. Com essas informações, será elaborado um relatório para ser encaminhado à Defesa Civil Estadual. Caso o município extrapole a sua capacidade de resposta ao ocorrido, o Estado pode vi homologar uma situação de emergência.

As ações implementadas pela Defesa Civil fazem parte de um sistema integrado,em parceria  com Centros de Meteorologia Estadual e Nacional,  Corpo de Bombeiros, SEIAS , alem de outros órgãos estaduais, que dão apoio quando necessário, a exemplo do DER e do DNIT, com as coordenarias da defesa civil municipais e  Defesa Civil Nacional. Esta última, há a interação por meio de um Sistema Integrado de Formação sobre Desastres, que possibilita estar sempre conectado, a fim de que em situações periclitantes, possam socorrer e assistir e garantir segurança.à população.

/ Notícias / desenvolvimento

Defesa Civil Estadual auxilia municípios atingidos pelas fortes chuvas