Segunda-Feira, 18 de Outubro de 2021 às 11:45:00
Defesa Civil começa curso de especialização em Sistema de Comando de Incidentes
A especialização tem como objetivo principal especializar os agentes das instituições envolvidas com a resposta aos desastres

Começou hoje (18) o Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes (Ceseci), promovido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, (Depec), que tem como objetivo principal especializar os agentes das instituições envolvidas com a resposta aos desastres, utilizando a doutrina do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), como ferramenta para o gerenciamento de desastres. A abertura do curso aconteceu no Auditório da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema).

O curso de 80 horas/aula acontecerá entre os dias 18 e 29 de outubro no formato teórico e prático. Apresentando disciplinas que abordam todo o sistema do SCI como: histórico e importância; princípios, conceitos e características; comando, coordenação e controle; planejamento, estratégia e tática; gestão de recursos e gestão de comunicação, além de incluir atividades como desenvolvimento de projeto, visitas técnicas, uma prova escrita e um simulado geral, para avaliar o desempenho dos alunos.

O diretor adjunto do Depec, capitão Alysson Carvalho, coordenador e idealizador do curso explica a importância dessa especialização. Segundo ele, esse primeiro curso vem para experimentar a ferramenta idealizada e elaborada pela Defesa Civil Estadual e inseri-la na gestão de grandes eventos e desastres. “A ideia é estender esse curso para as outras forças, como Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Samu, SMTT, Guardas Municipais de todo nosso Estado, para que a gente possa desenvolver ainda mais ações em conjunto com todos os respondedores, para que, no cenário de grandes eventos, a gente consiga uma comunicação de forma unificada e com todos atuando de forma unida para alcançarmos o objetivo em comum e termos sucesso e êxito nessas ocorrências” explicou.

O capitão do Corpo de Bombeiro Militar, Valter Alves, instrutor da disciplina de Princípios, Conceitos e Características do SCI, fala da importância da especialização. “É um fator de ponto de contato entre Corpo de Bombeiros, da parte operacional, para que possamos unificar mais as ações, por isso estou aqui, para compartilhar conhecimento na parte de princípios, de características do sistema de incidentes que é uma ferramenta extremamente importante, tanto para Defesa Civil quanto para o Corpo de Bombeiros, como para outras instituições, é um processo de extremo valor estar compartilhando conhecimento nesse curso”, ressaltou.

Participam do curso agentes da Defesa Civil do Estado e coordenadores das Defesas Civis dos municípios sergipanos. Para o subcoordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, Emerson Morais, ter esse tipo de instrução é de fundamental importância para quem trabalha com redução de riscos de desastres. “Participar dessa especialização vai fazer com que nós possamos utilizá-la em qualquer situação adversa que venha acontecer no nosso município e estado, vai ser bastante proveitoso para sabermos a organização de cenários e qual a função de cada membro da equipe”, detalhou.

A ação faz parte da programação alusiva à Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres. De acordo com o diretor do Depec, o tenente-coronel Luciano Queiroz, as atividades deste mês, fazem parte de uma política de ações de prevenção e redução de desastres e tem como foco o treinamento das forças que atuam no tema e ainda a conscientização da população para a importância da temática com as ações que serão realizadas nos próximos dez dias de evento. “Entre os eventos que realizaremos durante toda a semana, vamos treinar os nossos agentes com as novas tecnologias apresentadas, será um mês intenso de aprendizado para todos”, disse.

Dentre a programação está inserido, também, um evento simulando de um acidente que terá a participação dos agentes da segurança pública e da empresa concessionária de energia elétrica, e toda a ação poderá ser presenciada pela população.

/ Notícias / desenvolvimento

Defesa Civil começa curso de especialização em Sistema de Comando de Incidentes