Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021 às 10:45:00
Chuvas em torno ou acima da média serão as principais características da Primavera em Sergipe
Temperaturas ficarão mais elevadas, porém dentro da climatologia

Esta é a estação mais florida, romântica, colorida e convidativa às atividades de lazer em parques e praias nos períodos diurnos. Na primavera os dias e as noites possuem basicamente a mesma duração e a variação dos termômetros já é sido percebida pelos sergipanos.

“Gosto muito da primavera, para mim é a melhor estação para praticar atividades ao ar livre, mas desde os últimos dias sinto que o calor tem aumentado. Caminho e corro no mesmo horário, e estou mais suada e cansada que o normal. A partir de agora farei meus exercícios uma hora mais tarde”, declara administradora Joana Lima, que pratica caminhadas e corridas diárias, notando que as temperaturas já se mostram elevadas.

Tendo o início do equinócio de Primavera, a partir das 16h21 desta quarta-feira, 22, o trimestre entre os últimos dias do mês de setembro até o final de novembro será marcado pela ocorrência de chuvas em torno ou acima da climatologia, com temperaturas dentro da média para o período.

De acordo com os estudos meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos estados do interior do Nordeste, parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo, sul de Minas Gerais e Oeste do Paraná e de Santa Catarina, as chuvas ocorrerão bem abaixo da média histórica, diferente dos dois últimos anos em que elas ocorreram com frequência considerável.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a primavera deste ano, os efeitos do fenômeno climático La Niña serão sentidos em grande parte do país, podendo afetar a regularidade das chuvas em Sergipe, visto que elas ocorrerão de forma eventual com características convectivas - que são chuvas em grande intensidade em um curto período de tempo e bem localizadas, ou seja, pontuais em determinadas regiões do Estado. Outro fator provocado pelo fenômeno será o aumento das temperaturas, que na parte central e no interior do Nordeste do país serão as mais altas do que a média histórica registrada durante a estação.

Efeitos já sendo sentidos

A Primavera chega em Sergipe com os termômetros registrando aumento na temperatura. O clima da nova estação deve trazer menos chuvas e mais calor para todas as regiões do estado. Mais conhecida como a Estação das Flores, a Primavera é o período de transição do clima frio do inverno para o quente do verão. Ela possui como características principais a ocorrência de chuvas de trovoadas ocorridas com mais constância no final da estação. O calor que aumenta gradativamente, como uma espécie de preparação na natureza para o verão, iniciando em meados de dezembro.

Adepta das caminhadas vespertinas, a dona de casa, Juçara Carlota Lima também vem notando o aumento da temperatura. “Geralmente caminho a partir das quatro horas da tarde e nos últimos dias estão mais quentes, abafados, creio que já é o efeito da primavera, mas continuarei com a s minhas atividades”, afirma.

Atualizada as 15h53

/ Notícias / desenvolvimento