Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019 às 14:45:00
Aplicativo 'Sai Poxim' é apresentado a moradores da Jabotiana
O aplicativo de celular é um alerta de inundações que irá possibilitar aos gestores públicos o aprimoramento na gestão dos Recursos Hídricos

O Governo de Sergipe e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentaram à população do bairro Jabotiana o aplicativo “Sai Poxim”, capaz de monitorar as cheias em áreas alagáveis e auxiliar na Gestão de Recursos Hídricos por meio do planejamento de estratégias.

“O que buscamos é transmitir para o usuário um alerta de inundações na Bacia do Poxim. Nesse caso o principal interessado seria a Defesa Civil, pois ela quem atua nesses casos de situação de emergência e a funcionamento dele é relativamente simples. O gestor vai carregar a previsão com base na previsão de chuva e nível dos rios e, a partir dessa previsão vai ser gerado um mapa que estará pré-carregado no aplicativo e que gerará um alerta para o usuário”, detalhou pesquisador associado ao Ipea, Erick Valério.

Edmundo de Almeida, que mora há seis no bairro Jabotiana, na comunidade Celuta Porto, ficou atento a toda explicação. “A ação que surge no sentido de nos ajudar é importante, então é mais uma ferramenta que a gente tem para que possamos prever e prevenir as inundações, para que, com isso, nós moradores e também os órgãos do Estado e Município possam trabalhar no sentindo de minimizar os riscos e danos que nós sofremos”.

Joseiton Neri Rocha, morador há 25 anos do conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, ressaltou o desempenho do Governo em desenvolver ações e soluções para esse problema no bairro. “O aplicativo além de superinteressante é muito importante, pois é de grande valia para toda população e principalmente para nós moradores da região que sempre somos afetados com as inundações. Só temos também que agradecer ao empenho do governo em buscar soluções e alternativas para nossa comunidade que é sempre atingida pelas inundações”.

Por enquanto, o aplicativo 'Sai Poxim' está em fase de teste e está sendo utilizado pela Defesa Civil para aprimoramento e garantia de todas as funcionalidades, após as fases de teste, o aplicativo poderá ser disponibilizado para toda população.

/ Notícias / desenvolvimento

Aplicativo 'Sai Poxim' é apresentado a moradores da Jabotiana