Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 às 13:45:00
Adema realiza palestra sobre educação ambiental para alunos do ensino fundamental
Atividade faz parte do projeto 'Mostra do conhecimento' desenvolvido anualmente pelo Colégio Arquidiocesano

Convidada a participar de um projeto desenvolvido pelo Colégio Arquidiocesano, uma equipe da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou uma palestra voluntária sobre educação ambiental para alunos do 1º ao 9º ano da instituição de ensino.

Acompanhado por alguns profissionais do órgão ambiental, o médico-veterinário Daniel Allievi levou alguns animais inofensivos para a apresentação, sendo eles, um sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), uma jandaia (Aratinga jandaya), um jabuti (Chelonoidis carbonária) e uma cobra Corn snake (Pantherophis guttatus), conhecida como cobra-do-milho.

Durante a aula/apresentação, a equipe explicou algumas atividades desenvolvidas pelos profissionais da Adema no que se refere à preservação e cuidados com os animais silvestres. Ao final da aula, foi permitido que as crianças tivessem a oportunidade de tocar somente na cobra e no jabuti, uma vez que os outros dois seriam postos à soltura em seguida e não haviam sido domesticados.

O projeto Mostra do Conhecimento é realizado anualmente pelo colégio, tendo como público alvo alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e com o objetivo de incentivá-las a olhar uma problemática e tentar resolvê-la. A cada ano com uma temática diferente, em 2021 foi escolhido o tema relacionado à Agenda 2030 e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

De acordo com a gestora ambiental e professora de educação ambiental Jeane Oliveira, a aula possibilitará desdobramentos. "Foram explicados todos os 17 itens das ODS para os alunos de todas as séries, e, de acordo com os itens que eles atualmente estão vivenciando nas disciplinas, pedimos para que utilizem a criatividade e desenvolvam maneiras que possam ajudar nas ações do desenvolvimento sustentável. Com isso, além de conseguirmos fazer com que eles aprendam a resolver as problemáticas, reforçaremos ainda mais os cuidados que todos devem ter para com o meio ambiente, executando trabalhos por meio de maquetes e projetos”, ressaltou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 às 13:45:00