Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 14:00:00
Secretaria de Políticas para as Mulheres promove ações educativas multitemáticas sobre direitos da mulher
Eventos promovidos pela SPM aconteceram durante a Semana da Mulher. Ações educativas sobre os temas direitos das mulheres e o seu protagonismo nos diferentes setores da sociedade foram amplamente explorados

Além de promover o lançamento de um pacote de políticas públicas voltadas para as sergipanas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou, durante a semana em que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma série de ações educativas e de conscientização sobre os direitos das mulheres e o seu protagonismo nos diferentes setores da sociedade.

Por meio de suas diretorias, a pasta promoveu a realização de palestras, cursos e dinâmicas em eventos na capital e municípios do interior do estado. “Mostramos mais uma vez que a SPM possui uma equipe técnica, comandada por mulheres, que está atuando diuturnamente para o desenvolvimento de mais políticas públicas para as sergipanas, além de difundir e defender os direitos das mulheres”, disse a secretária Danielle Garcia.

Para levar conscientização sobre a importância do combate à violência contra a mulher e informações sobre a rede de apoio às vítimas, a SPM levou o 'Ônibus Lilás' aos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D’Ajuda. “Também realizamos palestras na capital e municípios do interior, a exemplo de Pinhão, onde a diretoria participou do 'I Simpósio da Mulher', que tratou dos direitos, conquistas e violações relacionados às mulheres”, detalhou a diretora de Proteção e Combate à Violência Contra as Mulheres, Ana Carolina.

O 'Observatório Maria Beatriz Nascimento', oficializado no Dia Internacional da Mulher, por meio de decreto assinado pelo governador do estado, participou de um seminário promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Apresentamos os dados coletados pelo 'Observatório' referentes à mulher sergipana, principalmente sobre população e renda”, salientou a diretora do Observatório, Juliene Santos.

A SPM também abordou em eventos na semana da mulher a presença das mulheres nas diversas áreas de atuação profissional, reforçando o apoio da pasta à capacitação e ao empreendedorismo feminino. “Além de dar continuidade às palestras do projeto ‘Meninas na Ciência', em parceria com o IFS, iniciamos a primeira turma de um curso junto com a Fundat [Fundação Municipal de Formação para o Trabalho]. Essas e outras ações planejadas e executadas reforçam o compromisso de trabalhar estas temáticas que colaboram com o processo de empoderamento feminino”, ressaltou a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino, Adriana Malezan.

A saúde não ficou de fora da programação. A SPM, por meio da Diretoria de Saúde da Mulher, realizou oficinas e palestras no Campus da UFS, em Lagarto, e sobre educação em saúde e palestra sobre saúde e segurança, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Indiaroba.

/ Notícias / assistencia-social

Segunda-Feira, 13 de Março de 2023 às 14:00:00