Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2023 às 22:30:00
Secretaria da Assistência Social entrega Cartões CMais a beneficiários com saldo acumulado em Boquim
Durante programação 'Sergipe é Aqui' em Boquim, cartões foram entregues nas residências de usuárias que tem direito e fazem parte do programa, mas que nunca fizeram movimentação bancária referente ao benefício

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), realizou nesta segunda-feira, 27, a entrega de Cartões Mais Inclusão (CMais) a cidadãos de Boquim, no litoral Sul sergipano. A ação ocorreu durante o evento ‘Sergipe é aqui’, proposta de governo itinerante que reafirma o ideal da gestão de aproximar a estrutura do Estado dos sergipanos. A entrega dos cartões foi feita pela secretária da Assistência Social, Érica Mitidieri, que acompanhou a programação.

Na cidade de Boquim, foram identificados oito beneficiários com saldo acumulado no Cartão CMais. Dos oito, uma busca ativa da Seasc localizou três, para as quais a entrega dos cartões foi feita diretamente em suas residências. Além desta ação, a equipe da secretaria, em conjunto com a administração municipal, ofereceu suporte informativo aos usuários e realizou a busca ativa de beneficiários com perfil de inserção no Cartão CMais. Para a secretária Érica Mitidieri, a ação reflete o empenho da secretaria em colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos.

"É um dia muito feliz. A gente está iniciando, junto ao governador, um projeto que ele tanto enfatizou durante a campanha, que é o 'Sergipe é aqui'. Estamos trazendo essa política para ouvir a população, para que cada secretaria, dentro da sua especialidade, possa contribuir. Na Assistência Social estamos trazendo várias ações, incluindo a entrega dos Cartões CMais. São pessoas que estão com saldo acumulado e que hoje recebem o cartão, para poder ter acesso a esse benefício. E nosso objetivo é ir atrás de um por um desses usuários com saldo acumulado, para que cada vez mais pessoas que tenham direito possam fazer uso desse programa", ressaltou.

A concessão dos Cartões CMais é de responsabilidade da Superintendência de Assistência Social da Seasc, através da Diretoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais. De acordo com a referência técnica do Programa CMais pela Seasc, Jainne de Oliveira, a entrega direta dos cartões aos beneficiários demonstra o compromisso do governo e da secretaria com o bem estar dos cidadãos.

“Fizemos a busca ativa através do Cadastro Único e conseguimos localizar três dos oito beneficiários com saldo acumulado aqui em Boquim. Como os usuários são muito transitórios e acabam migrando de município ou de casa, a gente acaba perdendo o contato. Agora, vamos conversar com a gestão para saber qual o procedimento em relação àqueles que não foram localizados. É por esse motivo que a gente solicita que os usuários atualizem suas informações e seus cadastros quando fizerem alguma mudança, para garantir a continuidade do recebimento de seus benefícios”, pontuou.

Benefícios

Para a beneficiária Maria das Graças Nunes dos Santos, residente no Conjunto José Vitório, a entrega do Cartão CMais foi motivo de grande emoção. Mãe de cinco filhos, Maria não controlou as lágrimas ao receber a visita da equipe da Seasc.

“Estou sem acreditar desde que recebi a ligação da secretaria. Achei que era alguém tentando me enganar, porque sou pobre. Não tem nem como dizer o quanto esse cartão vai me ajudar. Vou poder comprar o material das crianças. Só consigo agradecer”, destacou.

A usuária Maria Diva de Oliveira Lima, que mora no Conjunto João Bismarck, ressaltou o significado do Cartão CMais na vida de sua família. "Tenho um bebê de dez meses, e estou desempregada há seis. Esse valor vai ajudar muito, vou poder comprar fraldas", frisou.

Já a beneficiária Ivanez Santos de Jesus, residente no Povoado Cabeça Dantas, considera a entrega do cartão em sua casa um ato de cuidado da gestão. "Vai ajudar. Moro sozinha, meus filhos que me dão uma força. Então, esse dinheiro vai auxiliar pra poder comprar alimentos", disse.

Ações

Além das entregas e atendimento relacionado aos Cartões CMais, a Seasc disponibilizou serviços variados durante o evento ‘Sergipe é aqui’ em Boquim. Entre eles, estiveram orientações quanto ao acesso via Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), avaliação antropométrica e Diagnóstico Situacional da Primeira Infância. Além destes, também foram ofertadas abordagens sociais de conscientização e mobilização relacionadas a Direitos Humanos, Primeira Infância, Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar.

Cartão CMais

O Governo de Sergipe, através da Seasc, realiza o pagamento nos cartões de 14.936 beneficiários, com investimento de R$ 2.004.080,00 oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep). O Cartão CMais subdivide-se em três modalidades: CMais Alimentação (nas categorias Emergencial e Permanente); CMais - Sergipe Pela Infância (SPI); e CMais - Sergipe Acolhe.

Desde o início da gestão, a secretária Érica Mitidieri solicitou um balanço de beneficiários que tem direito e participam do programa CMais Inclusão, mas que nunca fizeram movimentação bancária referente ao benefício. No dia 17 de fevereiro, com a finalização do relatório, foram identificados 1.423 cartões com saldos acumulados e que não conseguiram ser entregues aos beneficiários nos municípios sergipanos. Estas entregas, que já foram iniciadas, seguem em curso.

Executado pela Seasc, o CMais consiste no pagamento mensal – entre R$ 130 e R$ 200 – para inscritos no CadÚnico, em situação de extrema pobreza ou pobreza.

/ Notícias / assistencia-social

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2023 às 22:30:00