Sexta-Feira, 10 de Março de 2023 às 15:00:00
Secretaria da Assistência Social e Cidadania participa de encontro de mulheres promovido pela Fames
O tema do encontro foi a mulher e a ocupação de espaço na sociedade e reuniu gestoras de todos os municípios sergipanos

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) promoveu um debate sobre a mulher e a ocupação de espaço na sociedade nas comemorações do mês de março, marcado por celebrações que simbolizam a luta histórica das mulheres. O evento aconteceu nesta sexta, 10, no Teatro Tobias Barreto e reuniu gestoras de todos os municípios sergipanos.

O encontro teve o objetivo de estimular a prática de políticas públicas para mulheres nos municípios sergipanos e aumentar a autonomia intelectual, como líderes, como também incentivar a formação de mulheres em cargos de liderança, com debates sobre temas necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional. A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, participou do primeiro painel sobre a importância da ocupação de espaço de poder pelas mulheres, juntamente com a vice-presidente da Fames, Silvany Cavalcante, a deputada federal Yandra Moura, a juíza Jumara Porto e a deputada federal pelo estado do Amapá, Sílvia Waiãpi.

“É muito importante esta união, trazer tantas mulheres diversas para mostrar suas realidades, conversar, conhecer e fazermos políticas públicas. Cada vez mais a gente vê que estamos em uma coletividade, que estamos juntas nessa construção de espaços, principalmente, num Governo que tem esse olhar da valorização da mulher. É muito gratificante ver que a inclusão da mulher nos espaços de poder está acontecendo de uma forma muito forte”, destacou a secretária.

A prefeita de Capela e vice-presidente da Fames, Silvany Cavalcante, falou sobre a necessidade desse olhar  mais atento da sociedade, principalmente, com relação à violência contra a mulher. “Este é um momento para debatermos as questões que envolvem a cidadania, políticas públicas para as mulheres, mas também é um momento de alerta para Sergipe, que ainda tem números alarmantes de violência contra a mulher. O Brasil é o quinto país do mundo no ranking de violência contra a mulher. Como menor estado da federação, podemos criar um movimento forte para que a gente saia desse cenário triste para combater e acabar de vez com a violência contra a mulher”, disse a prefeita.

A deputada federal do Amapá, Sílvia Waiãpi, foi a primeira mulher indígena a ingressar no Exército Brasileiro e destacou a importância dessa reunião para o alinhamento de pautas. “Essa reunião é importante porque conseguimos alinhar o pensamento de todas, porque as mulheres vão saber o que acontece com outras mulheres, trazendo não só o que acontece em Brasília, mas em todo o Brasil através de várias mulheres. Estamos no nordeste e entender o que também passa a mulher do norte faz com que a gente se aproxime ainda mais e perceba que a nossa luta é ainda maior”, finalizou.

/ Notícias / assistencia-social

Sexta-Feira, 10 de Março de 2023 às 15:00:00