Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 16:15:00
Gestores da Assistência Social e do Governo Federal alinham ações na 1ª Assembleia do Coegemas em Sergipe
Evento debateu atualização do Cadastro Único, estratégias para identificação de famílias e o novo Bolsa Família

Nesta quinta-feira, 23, aconteceu a primeira Assembleia Descentralizada do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe (Coegemas/SE) deste ano de 2023. O evento aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, no município de Nossa Senhora do Socorro, e reuniu gestores da Assistência Social, representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e parlamentares.

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri, parabenizou a programação do evento. “Esses encontros e reuniões são de fundamental importância para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social [Suas] nos municípios. Temos aqui pessoas experientes que trouxeram palestras muito relevantes para nos ajudar a ampliar os programas e fortalecer o cofinanciamento da Assistência Social nos municípios”.

O presidente do Coegemas/SE, Valdiosmar Vieira, ressaltou o tema do primeiro encontro. “A Assembleia é o momento em que unimos todos os gestores municipais da Assistência Social do estado. Ela acontece uma vez a cada três meses e escolhemos um tema relevante no momento para ser aprimorado. Neste momento, estamos falando sobre o novo Cadastro Único, o novo modelo do Bolsa Família, os recursos que os municípios receberão e as estratégias que as gestões precisam executar para identificar as famílias”.

Além de gestores estaduais e municipais, o evento contou com a presença do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Governo Federal, através da secretária Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do MDS, Eliane Aquino e da diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGI/MDS), Ieda Maria Nobre de Castro. Também estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Palestras

As alterações e atualizações do Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico), as mudanças no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família (PBF) e a dinâmica municipalista no processo de identificação das famílias unipessoais foram tema de palestra proferida pela diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único da SAGI/MDS, Ieda Maria Nobre de Castro.

A segunda palestra teve como ministrantes Eliane Aquino, atual secretária nacional de Renda e Cidadania (Senarc), e a diretora do Departamento de Benefícios, Caroline Augusta Paranayba Evangelista. As profissionais aprofundaram informações sobre o novo Programa Bolsa Família (PBF) e também sobre o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do programa.

Além das palestras, durante a Assembleia também foi debatida a criação da Comissão Eleitoral e apresentação de edital eleitoral para diretoria do Coegemas/SE.

/ Notícias / assistencia-social

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 16:15:00