Sexta-Feira, 24 de Março de 2023 às 14:15:00
Seagri recebe adesão de 24 municípios sergipanos ao Garantia-Safra
Programa aquece a economia dos municípios sergipanos por meio de seguro pago a agricultores familiares

A coordenadoria do Garantia-Safra realizou uma maratona de visitas entre os dias 14 e 24 de março, aos 24 municípios sergipanos que aderiram ao programa do Governo Federal. Coordenado em Sergipe pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, a equipe técnica do programa percorreu os municípios, a fim de recolher assinaturas do termo de adesão para a safra 2022/2023, resolver pendências e prestar um assessoramento mais direto às secretarias municipais. O prazo para inscrição dos agricultores ao programa encerra dia 1 de abril e para essa próxima safra o beneficiado receberá um seguro de R$ 1.200,.

O Programa Garantia-Safra aquece a economia dos municípios sergipanos. Esse ano já foram liberados R$ 9.626.250,00 pagos aos 11.325 agricultores familiares de 12 municípios, que tiveram suas perdas de safra reconhecidas no ano passado. Já no próximo mês de abril serão pagos R$ 3.737.450,00, para mais 4.397 agricultores. Com o início do período de plantio, muitos agricultores familiares usam o recurso para compra de sementes ou preparação da terra, movimentando o comércio da região.

De acordo com o coordenador do programa na Seagri,Sérgio Santana, a estratégia de trabalho foi delegada pelo secretário Zeca da Silva, já no início do ano. “Com essas visitas promovemos uma maior aproximação com os atores que participam ativamente da iniciativa: as secretarias municipais, escritórios da Emdagro e sindicatos, fazemos um diagnóstico melhor de cada localidade e aproveitamos para convidar os municípios a aderirem ao programa”, disse. “Além do mais, o cadastro do agricultor familiar ao Garantia Safra permite um aporte de entrada para outros programas sociais”, observou Sérgio Santana que conta em sua equipe com o apoio dos técnicos Bárbara Viviane e Luiz Maynart.

Para o prefeito de Feira Nova, Jean de Gerino, o Garantia Safra é um projeto muito importante e a prefeitura está sempre pronta para ajudar a garantir o sucesso da iniciativa. “Esse ano o programa está assistindo mais de 200 famílias. São mais de R$ 140 mil destinados a esses pequenos produtores, que necessitam muito desse apoio e temos que continuar trabalhando para aumentar ainda mais essa parceria e o cadastro do número de beneficiados”, destacou.

“É um dinheiro que chega em boa hora e ajuda muito a gente, que é vive da terra”, definiu a agricultora Josinete Ferreira de Souza, de 46 anos. Para ela, que há 14 anos planta milho e feijão no município, o recurso é muito bem vindo, quando a safra não supre as necessidades, por perdas ocasionadas pela seca ou chuva em excesso. “É uma grande ajuda que chega para nós agricultores de baixa renda, na compra de grãos para a nova safra”, confirmou o agricultor Cleomadson Simões, 33, do povoado Lagoa dos Porcos.

Também visitados pela equipe da Seagri, o prefeito de Graccho Cardoso, José Arakém e a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, assinaram o termo de adesão ao programa e destacaram sua importância para os agricultores familiares. “É importante que eles se inscrevam, para que esse recurso venha para o município e assim todos sejam beneficiados”, disse o prefeito José Arakém. “Sem esse recurso a vida do agricultor familiar seria ainda mais difícil, diante da perda de sua lavoura, por isso é muito importante dar continuidade e estamos juntos nessa iniciativa”, reforçou a prefeita Luana.

Seguro Garantia-Safra

O seguro de renda mínima, pago pelo Garantia Safra, vem dos recursos das contribuições de agricultores, prefeituras municipais, governos estaduais e governo federal, que são depositados em um fundo financeiro solidário. Podem participar do programa agricultores que plantam entre 0,6 a cinco hectares de arroz, feijão, milho, algodão e mandioca, em área não irrigada e que tenham renda familiar mensal de até um salário mínimo.

/ Notícias / agricultura

Seagri recebe adesão de 24 municípios sergipanos ao Garantia-Safra