Quinta-Feira, 02 de Julho de 2020 às 18:00:00
Governo entrega novas ambulâncias e equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Foram investidos R$850 mil nas unidades de resgate para fortalecer o atendimento emergencial a vítimas de acidentes. Também foram entregues equipamentos que, juntos com as viaturas, somam R$ 2,8 milhões investidos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), entregou, na manhã desta quinta-feira (02), cinco ambulâncias que serão utilizadas como unidades de resgate (UR) nos quartéis de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Itabaiana, além da Unidade Operacional de Ensino, localizada na capital. A entrega é resultado de convênios firmados com a União. Com um investimento de R$ 850 mil, a aquisição fortalecerá os trabalhos de atendimento emergencial a vítimas de acidentes na fase pré-hospitalar.

A entrega oficial aconteceu em meio às comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado neste dia 02, realizadas de forma adaptada neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, com palestras online e apresentação da Banda de Música nas redes sociais. Além das viaturas, foram entregues equipamentos usados no serviço operacional, como materiais de salvamento terrestre, balaclavas, botas e roupas de combate a incêndio, equipamentos de proteção respiratória, luvas e serras sabre. Somando-se os investimentos em viaturas com os valores dos equipamentos, também adquiridos com recursos federais, o montante chega a R$ 2,8 milhões.

De acordo com o secretário executivo da SSP, José Pereira de Andrade, que fez a entrega simbólica das chaves das viaturas e demais equipamentos, a meta do Governo de Sergipe é o reaparelhamento do Corpo de Bombeiros. “Estamos fazendo bem nosso dever de casa. Para se ter um a ideia, apenas Sergipe, Goiás e Rio Grande do Sul estão nesta fase de aquisição e entrega de material. Outros materiais estão para chegar, para reequipar a instituição. Aproveito a oportunidade para parabenizar os bombeiros pelo seu dia”, disse.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Alexandre José, ressalta que a compra dessas viaturas reafirma o compromisso da corporação em atingir a excelência na prestação de serviços. “Recebemos estas ambulâncias, oriundas de investimentos de emendas de bancada e de transferência Fundo a Fundo, em um dia muito especial, já que hoje, nós bombeiros, comemoramos 164 anos de existência no Brasil. Neste 2 de Julho, quero agradecer e parabenizar esses homens e mulheres que trabalham dando o melhor de si, para salvar vidas e bens alheios nos quatro cantos do estado de Sergipe. Sinto-me honrado em fazer parte de uma instituição apontada, pela população brasileira, como a mais confiável no país. Essa nossa preocupação com a renovação da frota não para por aqui. Continuaremos buscando novas aquisições de viaturas para combate a incêndio, busca e salvamento”, explicou.

Atendimento pré-hospitalar

Antes, somente a equipe do Quartel do Comando Geral tinha disponível este tipo de veículo, dotado de equipamentos usados pelos bombeiros para prestar os socorros de suporte básico da vida, permitindo o transporte das vítimas até o hospital. Segundo o assessor de Planejamento do CBMSE, tenente-coronel Mário Bitencourt, a iniciativa faz parte das ações de renovação da frota e reestruturação da logística operacional, permitindo a ampliação das atividades do Corpo de Bombeiros nos municípios do interior.

“O atendimento pré-hospitalar é uma das vertentes com maior vulto de demanda operacional. Três das novas viaturas fazem parte do objeto de um convênio que o Estado de Sergipe firmou com a União. Outras duas ambulâncias foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A aquisição das viaturas está alinhada ao planejamento estratégico da corporação feito em 2018. Esperamos receber, ainda este ano, novas viaturas para combate a incêndio, de modo a alcançar a excelência na prestação de serviços”, pontuou Bitencourt.

As viaturas estão equipadas com maca, cadeira de rodas, sistema fixo de oxigênio e ar comprimido, além de um sistema portátil de oxigenação e demais equipamentos de atendimento pré-hospitalar. O novo grafismo das URs é moderno e traz o selo em alusão ao centenário da corporação, desenhado pelo sargento Fabiano Fernandes.

/ Notícias / Segurança

Governo entrega novas ambulâncias e equipamentos para o Corpo de Bombeiros