Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018 às 20:06:00
Vigilâncias sanitárias participam de I Encontro Estadual realizado pela SES

Aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES) na manhã desta segunda-feira, 17, o ‘I Encontro Estadual sobre Classificação de Risco Sanitário, Simplificação de Licenciamento e Competências Federativas’, organizado pela Vigilância Sanitária Estadual, com o objetivo de discutir a implementação da Resolução – RDC 153/2017 e Instrução Normativa 16/2017, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foi assunto, também, a definição e a apresentação das 242 atividades que são objeto da primeira classificação de risco sanitário realizada no Brasil no âmbito da vigilância sanitária. Participaram do evento secretários municipais de saúde e representantes das vigilâncias sanitárias dos 75 municípios sergipanos.

“Eu avalio o encontro de hoje como positivo. O campo de atuação da vigilância sanitária é muito extenso, é muito amplo, o que faz com que haja necessidade de que a gente crie rodas de discussão, inclusive, pontuais. Eu saio satisfeito. A Secretaria de Estado da Saúde está em pleno movimento. A gente espera que possamos transformar esses momentos que têm sido de sensibilização em agendas permanentes no próximo ano”, disse o coordenador estadual da Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pombo.

Para a secretária de saúde do município de Capela, Nara Oliveira da Silva, a reunião foi muito útil e rica em informações.  “No dia a dia da secretaria nós temos muitos assuntos e a vigilância sanitária a gente olha realmente quando ela é demandada. Numa reunião como essa, esclarecedora, a gente vai ter mais informação e mais conhecimento para levar ao Prefeito e trazer para a comunidade a importância que tem a vigilância sanitária para a saúde da população. Foi excelente! É muito importante manter a Saúde informada e o comércio local também. O município tem muita ação a fazer”, disse a secretária.

Capacitação

O Estado está organizando, em parceria com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS,) uma capacitação geral para todos os municípios do interior do Estado a ser realizada de 28 de janeiro de 2019 a 1º de fevereiro.

“Nós fizemos uma parceria com a vigilância do estado do Piauí, que tem expertise no assunto e uma equipe experiente para a capacitação dos municípios. Com metodologia específica e de forma gratuita vão enviar seis técnicos de gestão dessa área do conhecimento de educação permanente para capacitar o grupo de gestores de vigilância dos municípios como também alguns técnicos da vigilância do estado, para formar multiplicadores. Então, como uma equipe de 10 a 15 multiplicadores capacitados, habilitados, nós daremos continuidade à capacitação dos municípios, divididos de quatro a cinco turmas já que, hoje, temos 230 fiscais de vigilância distribuídos nos 74 municípios”, conclui Pádua.

/ Notícias / Saúde

Vigilâncias sanitárias participam de I Encontro Estadual realizado pela SES