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Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019 às 14:30:00
Serviço de urgência do Ipesaúde investe em humanização do atendimento
Cerca de 61.562 atendimentos já foram realizados neste primeiro ano de funcionamento da unidade na avenida Desembargador Maynard, em Aracaju

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA) acolhe todos os beneficiários, da capital e interior, que buscam atendimento de urgência e emergência 24 horas. Há cerca de um ano, a unidade passou a funcionar na avenida Desembargador Maynard, anexo ao Hospital Cirurgia, em Aracaju, já registrou mais de 61.562 atendimentos, como a assistência dada ao estudante, Ivan Hugo,18 anos.

“Acordei assustado quando percebi que minha pele apresentava algumas alterações, manchas vermelhas na região do pescoço, rosto, membros superiores e inferiores. Como sou beneficiário do Ipesaúde fui buscar atendimento na urgência e chegando lá, passei pela triagem e logo depois encaminhado para o médico. Fui medicado e tranquilizado pelo profissional que conversou comigo e me passou orientações. Agradeço a atenção dos profissionais que me atenderam”, conta Ivan Hugo. 

O alto índice de resolutividade nos mais variados casos se deve aos serviços próprios oferecidos pela unidade de urgência, que possui setores altamente fortalecidos com salas de Ortopedia, pequenas cirurgias, estabilização, observação, enfermarias masculina e feminina, além de Ala Pediátrica. De acordo com a coordenadora do SPA, Renata Pinho, a humanização da assistência tem sido constante.

“Concentramos nossas atenções cada vez mais no paciente e, para isso, estamos apostando na capacitação de todos os colaboradores envolvidos tecnicamente, como na humanização do atendimento, respeito, colaboração, empatia e também na valorização dos nossos colaboradores. Por meio de pesquisa recente de clima organizacional, demos a oportunidade de inserir nossos colaboradores ao processo da gestão, no que resultou no importante levantamento dos problemas e possíveis melhorias”, explica Renata Pinho. 

Avanços 

O Ipesaúde investe constantemente em melhorias das unidades próprias e o serviço de urgência faz parte desta reestruturação, seguindo a tendência da implantação de novas tecnologias nos serviços de saúde. O SPA está implantando o sistema de prontuário eletrônico, garantindo ainda mais segurança ao paciente, por meio do levantamento dos indicadores necessários para atuação de maneira efetiva na resolução de cada caso, agregando ainda mais assistência na relação médico-paciente.

A coordenadora, Renata Pinho, também comenta sobre os hospitais de retaguarda, que são aqueles que também dão suporte aos beneficiários. “Com o aumento expressivo no número de atendimentos, estamos reestruturando os contratos dos hospitais de retaguarda, equipes médicas, através da implantação de protocolos e linhas de cuidado, com o objetivo de otimizar o fluxo da porta de entrada. Aproximadamente 70% dos nossos atendimentos possuem a classificação de risco verde ou azul, ou seja, casos que podem ser tratados ambulatorialmente, porém com uma maior agilidade", disse. 

Cada setor do Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde possui responsáveis técnicos capacitados. O setor de nutrição realiza manipulação de dietas, de acordo com prescrição nutricional e necessidade de cada paciente, como os que estão em estado grave, por exemplo. Na área de manipulação de medicamentos há o controle de material e recurso utilizado.

O acompanhamento de um profissional técnico é imprescindível dada à importância do uso de medicamentos para o tratamento do paciente. A supervisão, que compreende toda a parte operacional, recepção, triagem, farmácia, assistência aos pacientes nos três turnos de funcionamento da unidade, ouvidoria, além da higienização também fizeram parte das adequações. 

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Cerca de 61.562 atendimentos já foram realizados neste primeiro ano de funcionamento da unidade na avenida Desembargador Maynard, em Aracaju
Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019 às 14:30:00

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA) acolhe todos os beneficiários, da capital e interior, que buscam atendimento de urgência e emergência 24 horas. Há cerca de um ano, a unidade passou a funcionar na avenida Desembargador Maynard, anexo ao Hospital Cirurgia, em Aracaju, já registrou mais de 61.562 atendimentos, como a assistência dada ao estudante, Ivan Hugo,18 anos.

“Acordei assustado quando percebi que minha pele apresentava algumas alterações, manchas vermelhas na região do pescoço, rosto, membros superiores e inferiores. Como sou beneficiário do Ipesaúde fui buscar atendimento na urgência e chegando lá, passei pela triagem e logo depois encaminhado para o médico. Fui medicado e tranquilizado pelo profissional que conversou comigo e me passou orientações. Agradeço a atenção dos profissionais que me atenderam”, conta Ivan Hugo. 

O alto índice de resolutividade nos mais variados casos se deve aos serviços próprios oferecidos pela unidade de urgência, que possui setores altamente fortalecidos com salas de Ortopedia, pequenas cirurgias, estabilização, observação, enfermarias masculina e feminina, além de Ala Pediátrica. De acordo com a coordenadora do SPA, Renata Pinho, a humanização da assistência tem sido constante.

“Concentramos nossas atenções cada vez mais no paciente e, para isso, estamos apostando na capacitação de todos os colaboradores envolvidos tecnicamente, como na humanização do atendimento, respeito, colaboração, empatia e também na valorização dos nossos colaboradores. Por meio de pesquisa recente de clima organizacional, demos a oportunidade de inserir nossos colaboradores ao processo da gestão, no que resultou no importante levantamento dos problemas e possíveis melhorias”, explica Renata Pinho. 

Avanços 

O Ipesaúde investe constantemente em melhorias das unidades próprias e o serviço de urgência faz parte desta reestruturação, seguindo a tendência da implantação de novas tecnologias nos serviços de saúde. O SPA está implantando o sistema de prontuário eletrônico, garantindo ainda mais segurança ao paciente, por meio do levantamento dos indicadores necessários para atuação de maneira efetiva na resolução de cada caso, agregando ainda mais assistência na relação médico-paciente.

A coordenadora, Renata Pinho, também comenta sobre os hospitais de retaguarda, que são aqueles que também dão suporte aos beneficiários. “Com o aumento expressivo no número de atendimentos, estamos reestruturando os contratos dos hospitais de retaguarda, equipes médicas, através da implantação de protocolos e linhas de cuidado, com o objetivo de otimizar o fluxo da porta de entrada. Aproximadamente 70% dos nossos atendimentos possuem a classificação de risco verde ou azul, ou seja, casos que podem ser tratados ambulatorialmente, porém com uma maior agilidade", disse. 

Cada setor do Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde possui responsáveis técnicos capacitados. O setor de nutrição realiza manipulação de dietas, de acordo com prescrição nutricional e necessidade de cada paciente, como os que estão em estado grave, por exemplo. Na área de manipulação de medicamentos há o controle de material e recurso utilizado.

O acompanhamento de um profissional técnico é imprescindível dada à importância do uso de medicamentos para o tratamento do paciente. A supervisão, que compreende toda a parte operacional, recepção, triagem, farmácia, assistência aos pacientes nos três turnos de funcionamento da unidade, ouvidoria, além da higienização também fizeram parte das adequações.