Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019 às 15:00:00
Resolutividade: ortopedistas do Huse realizaram mais de mil cirurgias este ano
Os profissionais realizaram mais de 4.500 atendimentos a pacientes do trauma. O Ambulatório de Retorno totalizou 3.611 atendimentos

No Dia do Ortopedista, celebrado em 19 de setembro, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SE) destaca dados importantes sobre o seu atendimento como maior hospital público do Estado, e que é referência em média e alta complexidade. Na especialidade ortopédica, ele se destaca por ser o maior centro de trauma e conta com diversos setores importantes para o diagnóstico e cuidado do paciente ortopédico como a Área Verde Trauma do Pronto Socorro, Sala de Sutura, Centro Cirúrgico, Sala de Ortopedia, Enfermaria, UTI, além do Ambulatório de Retorno para acompanhamento do paciente, seja ele cirúrgico ou conservador, e um parque tecnológico avançado.

O ortopedista e superintendente do Huse, Dr. Darcy Tavares, ressaltou a evolução do setor de trauma do Huse e o trabalho realizado para o benefício do paciente. “Nós temos o prazer de ter no Huse uma das melhores equipes de ortopedistas do Estado. Quando nossa gestão assumiu o hospital, nós tínhamos filas esperando algum tempo para se fazer cirurgia ortopédica de trauma, cirurgia de urgência que chegava a 30, 40, 60 dias e graças a um trabalho competente do nosso diretor técnico que contou com a colaboração de toda equipe de ortopedia, que conta com mais de 40 profissionais empenhados e de alguns parceiros como o Hospital Cirurgia, hoje, praticamente, nós não temos fila para o doente ortopédico. Hoje ele faz a preparação para os exames pré-operatórios e, às vezes, alguns dão alteração e ele fica cerca de dez dias para ficar apto para a cirurgia”, pontuou.

A Sala de Ortopedia do Pronto Socorro do Huse está apta para o atendimento completo do paciente com doença traumato-ortopédica. O setor realizou nos primeiros oito meses (janeiro a agosto) deste ano 4.781 atendimentos a pacientes do trauma, desse total, 496 precisaram de internamento e realização de exames. O Centro Cirúrgico realizou 1.371 cirurgias ortopédicas, sem contar com as transferências de pacientes para realização das cirurgias nos Hospitais Regionais e Hospital Cirurgia. Já o Ambulatório de Retorno totalizou nesse período 3.611 atendimentos.

Segundo o médico Antônio Cabral, responsável técnico do Serviço de Ortopedia do Huse, os casos que chegam ao hospital para a especialidade ortopédica vão desde crianças a idosos. Ele faz um alerta quanto aos cuidados com quedas envolvendo idosos, atenção com as crianças e suas brincadeiras em casa, e quanto aos acidentes de trânsito é importante o uso dos equipamentos de segurança e prudência ao volante.

“O Huse tem uma demanda de cirurgias ortopédicas infantis, por ser o único de Sergipe a realizar pelo SUS esse tipo de procedimento. Os idosos e as vítimas de acidente no trânsito são preocupações porque aumentam significativamente. É recomendável que não haja tapete nas residências onde transitam idosos, é importante uso de corrimões e acesso livre aos compartimentos da casa, com número reduzido de móveis, o cuidado com piso molhado e que não são antiderrapantes. Quanto aos acidentes no trânsito, são vítimas da imprudência e estão ligados a fatores como excesso de velocidade, falta do uso de equipamentos de segurança como capacete e cinto de segurança, além da ingestão de álcool”, explicou Antônio Cabral.

/ Notícias / Saúde

Resolutividade: ortopedistas do Huse realizaram mais de mil cirurgias este ano