Segunda-Feira, 27 de Maio de 2013 às 17:10:00
Profissionais das Vigilâncias Sanitárias participam de oficina sobre Serviços de Alimentação
Proposta do curso é capacitar os profissionais para atuar na área de alimentos dos seus territórios

Para capacitar os profissionais das Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos, a Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu início nesta segunda-feira, 27, a 7ª Turma do ‘Curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação'. A proposta do curso é capacitar os profissionais para atuar na área de alimentos dos seus territórios.

A oficina possui carga horária de 24 horas/aula dividida em três momentos. Nesta segunda-feira, os alunos recebem a teoria das boas práticas de fabricação de alimentos. Já nesta terça-feira, 28, acontecem aulas práticas, com a visita dos alunos a uma empresa, onde aprendem o processo de fabricação dos alimentos. O último dia será realizado no dia 03 de junho, quando os alunos devem elaborar um relatório para levar à sala de aula e farão discussões sobre o conteúdo do curso durante as aulas.

Segundo a consultora da área de alimentos do Senai, Maria Ricardina Castro, o conteúdo do curso é baseado nas resoluções 216 e 275 da Anvisa. "Nós procuramos repassar aos alunos o que há de mais recente em nossa legislação. A atualização é fundamental para o trabalho deles. A ideia é poder capacitar profissionais de todos os municípios e vamos instruir esses profissionais sobre a forma como devem abordar a empresa fiscalizada e o que deve ser verificado", destacou.

O fiscal da Vigilância Sanitária de Poço Redondo, Osmar Correia dos Santos, comentou que constantemente participa das capacitações promovidas pela Divisa. "Eu acho muito válido, porque apreendemos a forma correta de trabalhar, como conscientizar as pessoas e estou aqui novamente. Quero me preparar bem e absorver as informações. Nesta edição do curso, estou bem interessado na parte de armazenamento dos alimentos, pois tinha algumas dúvidas sobre o assunto", afirmou.

Para o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, as Vigilâncias Municipais têm demonstrado um grande interesse em aprimorar os seus profissionais. "Tivemos uma grande adesão para este curso, tanto é que já estamos na 7ª turma da capacitação. Acredito que os gestores municipais têm se interessado mais pelo tema Vigilância Sanitária. É muito importante esse tipo de qualificação, pois contribui para uma alimentação mais saudável da população", apontou.

/ Notícias / Saúde

Segunda-Feira, 27 de Maio de 2013 às 17:10:00