Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019 às 14:30:00
Beneficiários do Ipesaúde participam de Roda de Conversa sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Na manhã desta quarta-feira (16), beneficiários do Ipesaúde participaram de evento alusivo ao Outubro Rosa. O objetivo da ação, que foi promovida pela equipe de enfermagem da autarquia foi chamar atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Além de palestras, o público teve contato com atividades lúdicas, orientações sobre autoexame, aferição de pressão e glicemia, dinâmica com educadora física e troca de experiências. Durante o evento, a beneficiária, Leila Cristina fez questão de compartilhar sua história de vida e reiterar o agradecimento à assistência que recebeu do Ipesaúde.

“Descobri o câncer em março de 2018 e desde então o acolhimento que recebi foi incondicional. Me senti mais tranquila, principalmente em saber que poderia realizar meu tratamento aqui mesmo, graças ao convênio que o governo firmou com a Clinrad, clínica que fiz todos os procedimentos. Posso dizer que aqui tenho pessoas realmente comprometidas cuidando de mim, em todos os aspectos e serviços, seja ele consultas, exames ou urgência. Sobre o câncer de mama, o diagnóstico precoce faz a diferença e pode evitar maiores complicações. Por isso estou aqui pra incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo. Cuidar da saúde nunca é demais”, relata Leila Cristina.

O Ipesaúde realiza atividades importantes para os beneficiários ao longo do ano, como orientações nos ambulatórios na sede da autarquia, com foco na humanização, prevenção e melhora na qualidade de vida.

A coordenadora de enfermagem, Joyce Andrade, conta que as ações assim podem ajudar os pacientes a buscarem ainda mais esclarecimentos. “O diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas. Hoje estamos compartilhando um momento essencial de interação entre equipe e beneficiários por uma causa mais do que nobre. Durante o nosso trabalho temos o compromisso de orientar a todos e aqui não pode ser diferente. Destacamos aqui a importância do autoexame, visitas regulares ao médico, realização da colposcopia e citologia para o diagnóstico precoce. Vale ressaltar que a incidência não é só em mulheres de idade avançada. Atualmente muitas jovens, a partir dos 30 anos estão apresentando essas patologias”, explica.

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia da Universidade Tiradentes (LAEO) também esteve presente abordando alguns assuntos que fazem parte da rotina dos estudantes, como conta a vice-coordenadora, Emily Costa. “Somos um conjunto de alunos em prol de um bem comum e focamos muito na área de oncologia, promovendo aulas abertas ao público, com estudantes da própria universidade e professores. Hoje pudemos interagir com os beneficiários do Ipesaúde e trazer um pouco da realidade do que o momento se propõe, que é a ênfase no Outubro Rosa. Realizamos dinâmicas, distribuição de materiais informativos e reforçamos que o autoexame é extremamente necessário, tanto para mulheres quanto para homens”, finaliza.

/ Notícias / Saúde

Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019 às 14:30:00