Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 às 09:30:00
Ipesaúde recebe máscaras de Ventilação Não Invasiva para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19
Apesar de simples, sistema deve ser usado em ambiente hospitalar através de profissional capacitado

O Ipesaúde recebeu, na última terça-feira (13), máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI), que podem auxiliar no tratamento de pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19. A doação é fruto do projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS, José Carvalho.

“O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema para ventilação não invasiva de baixo custo, de fácil implementação, pois não requer uma grande estrutura. Além disso, que fosse possível de produzir com insumos encontrados no país. Essa doação é resultado da arrecadação virtual de fundos realizada pelo grupo”, explica José Carvalho.

Ainda sobre o equipamento, o professor acrescenta que esse sistema permite que o profissional regule a pressão no interior do sistema, consequentemente nas vias aéreas do paciente, que tenha um sistema de filtragem para evitar a contaminação do ambiente, além de alguns dispositivos de segurança. “Importante ressaltar que apesar de ser um sistema simples, o uso deve ser em ambiente hospitalar e faz parte do tratamento, visto que um dos critérios para doação é ter profissional capacitado para tal”, conclui José Carvalho.

Até o momento, já foram doadas mais de 50 máscaras para unidades hospitalares da capital, interior e outros estados, como Alagoas, Pará e Bahia. O Ipesaúde recebeu 4 equipamentos.

Assistência

O Ipesaúde vem atuando na linha de frente do acolhimento a pacientes com casos suspeitos ou positivos para Covid-19. Para tanto, uma estrutura foi montada para atender a demanda, unindo unidades de tratamentos específicos, fortalecimento do serviço de urgência e ampliação de leitos.

As máscaras foram recebidas pela coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, que representou a autarquia. Para ela, a contribuição vai ser de grande valia para a assistência. “Nós só temos a agradecer a doação, que vai agregar ainda mais valor ao atendimento desses pacientes, sempre prezando pela plena recuperação deles”, disse.

O professor José Carvalho aproveita a oportunidade para agradecer o apoio recebido. “Temos recebido muito apoio, tanto da sociedade, quanto de instituições, a exemplo do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Sergipe (MPSE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), Laboratório de Robótica da UFS, Laboratório DInoE-IFS, Senai, Nardelli”, finaliza.

/ Notícias / Saúde

Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 às 09:30:00