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Quarta-Feira, 08 de Maio de 2019 às 18:47:00
Hospital Regional de Itabaiana fecha primeiro quadrimestre com 42 mil atendimentos
Cinco mil a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 37.339 acessos aos serviços da unidade de média complexidade

De janeiro a abril deste ano, o Hospital Regional de Itabaiana, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou 42.343 atendimentos, quase cinco mil a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 37.339 acessos aos serviços da unidade de média complexidade.

Na avaliação do superintendente do hospital, Waltenis Júnior, o crescimento na assistência se dá à determinação do governo do Estado em qualificar os serviços de saúde e torná-los mais acessíveis aos usuários.

O detalhamento dos dados revela que a Clínica Geral somou 21.963 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde no período, enquanto a Cirurgia Geral contou 5.457 pacientes. A Ortopedia contabilizou 4.953 registros e a Pediatria, 5.662. Os números resultam em uma média diária de 316 atendimentos no Pronto Socorro do regional de Itabaiana. 

Um fato chama a atenção: o atendimento à baixa complexidade, ou seja, a pacientes que poderiam ser assistidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Responsáveis pela superlotação, pacientes adultos com dores de cabeça, abdominal e de coluna, com diarreia ou sintomas de virose respondem por 97% do atendimento no Pronto Socorro. O índice é ainda maior quando se trata da Pediatria: 98%.    

Neste primeiro quadrimestre de 2019, o destaque fica para o crescimento da assistência no Centro de Especialidades do Hospital Regional de Itabaiana. Foram 4.308 atendimentos contra os 1.745 registrados no mesmo período em 2018. Na unidade são ofertados serviços de Otorrinolaringologia, Oftalmologia, pequena cirurgia, Cirurgia Geral, Mastologia, Psicologia, Ambulatório de Feridas, Urologia, Ortopedia, Ultrassom, Cirurgia Vascular e Cardiologia.

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Hospital Regional de Itabaiana fecha primeiro quadrimestre com 42 mil atendimentos
Cinco mil a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 37.339 acessos aos serviços da unidade de média complexidade
Quarta-Feira, 08 de Maio de 2019 às 18:47:00

De janeiro a abril deste ano, o Hospital Regional de Itabaiana, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou 42.343 atendimentos, quase cinco mil a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 37.339 acessos aos serviços da unidade de média complexidade.

Na avaliação do superintendente do hospital, Waltenis Júnior, o crescimento na assistência se dá à determinação do governo do Estado em qualificar os serviços de saúde e torná-los mais acessíveis aos usuários.

O detalhamento dos dados revela que a Clínica Geral somou 21.963 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde no período, enquanto a Cirurgia Geral contou 5.457 pacientes. A Ortopedia contabilizou 4.953 registros e a Pediatria, 5.662. Os números resultam em uma média diária de 316 atendimentos no Pronto Socorro do regional de Itabaiana. 

Um fato chama a atenção: o atendimento à baixa complexidade, ou seja, a pacientes que poderiam ser assistidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Responsáveis pela superlotação, pacientes adultos com dores de cabeça, abdominal e de coluna, com diarreia ou sintomas de virose respondem por 97% do atendimento no Pronto Socorro. O índice é ainda maior quando se trata da Pediatria: 98%.    

Neste primeiro quadrimestre de 2019, o destaque fica para o crescimento da assistência no Centro de Especialidades do Hospital Regional de Itabaiana. Foram 4.308 atendimentos contra os 1.745 registrados no mesmo período em 2018. Na unidade são ofertados serviços de Otorrinolaringologia, Oftalmologia, pequena cirurgia, Cirurgia Geral, Mastologia, Psicologia, Ambulatório de Feridas, Urologia, Ortopedia, Ultrassom, Cirurgia Vascular e Cardiologia.