Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2021 às 09:00:00
Hemose: Celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue é marcada por homenagens
Evento reuniu gestores, autoridades, colaboradores, voluntários e parceiros

Em clima festivo e de muitas homenagens, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) fcelebrou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O evento, na quinta-feira (25), reuniu gestores, autoridades, colaboradores, voluntários e parceiros.

Na abertura da cerimônia no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a diretora Geral da Fundação, Luciana Déda, acompanhada dos diretores, Guilherme Maia, Administrativo Financeiro e Thiago Dória, Operacional, destacou a importância social do doador. “Aqui vocês são as principais autoridades”, frisou a gestora ao se dirigir ao público presente. Ela também agradeceu a parceria do Tribunal de Justiça, TRE, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Fazenda, Educação, Justiça, Policia Militar e Deso. “Obrigada a todos, pois além dos doadores contamos com esses órgãos para nos ajudar, especialmente durante a pandemia”, destacou.

A superintendente do Hemose, Erivalda Gonçalves Barreto enalteceu o gesto solidário de todos os voluntários e servidores da unidade. “O dia é de vocês só temos a agradecer a todos, servidores, grupos, líderes e parceiros por compartilhar vida. Quando vocês doam sangue estão doando amor ao próximo”, salientou.

Para homenagear parceiros e os doadores foi feita entrega de placas com a imagem da gota de sangue com a mensagem: “Parabéns Doador!  Você é fundamental neste ciclo de amor”.  O influenciador digital Carlos Maynard, conhecido no universo digital como ‘Pokas’,  a médica, Vilma Gonzaga do ambulatório do hemocentro, aniversariante do dia, doador masculino e feminino com maior número de doações de sangue, doador de  plaquetas por Aférese, além dos líderes de grupos, dentre outros.

“É uma satisfação pode contribuir. Podem contar comigo sempre”, disse Pokas. “Desde que comecei a doar sangue meu sentimento é de ajudar ao próximo, por isso, decidir me tornar um doador de plaqueta por Aférese”, comentou Marcos Aurélio.

Doação

Na sala de Coleta no Hemose, a doadora Raiane Cassiane, aproveitou a data, que também celebra seu aniversário, para realizar sua décima doação e sangue. “Para mim é motivo de orgulho e satisfação poder servir”, disse a funcionária pública. O clima de comemoração, estimulou a primeira doação de sangue de Daniel dos Santos. “Vi na televisão decidir vim conhecer e trazer meu sangue e apoio para quem precisa”, contou ele.

Conforme a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, a atitude altruísta dos voluntários faz a diferença. “Estamos celebrando o dia doador sergipano. Temos que reforçar a sempre que é a atitude simples e frequente de todos que aqui estiveram  salva vidas. Queremos agradecer e parabenizar os cidadãos que contribuem com essa causa humana”, frisou a assistente social.

A festividade contou com apresentação da banda Sinfônica Liberty Soul, a hemácia do GACC, entrega de brindes doados pelo Instituto Pró-Hemoce ONG vinculada ao Hemocentro do Ceará e Gelitus.

Homenageados

A cerimônia do doador deste ano prestou homenagens às instituições do Estado apoiadoras do serviço de doação Roberto Eugênio da Fonseca Porto, presidente do TRE, desembargador Edson Ulisses de Melo, presidente do TJSE, Coronel Marcony Cabral, comandante da PMSE, Josué Modesto Passos Subrinho, Secretário de Educação, Mércia Simone Feitosa de Sousa, Secretaria de Saúde, Marcos Antônio Queiroz, Secretario da Fazenda, João Eloy, Secretário da Segurança Pública, Carlos Melo, diretor presidente da DESO, Vilma Gonzaga, médica do Hemose e Pokas, influenciador Digital.

Presenças

Também estiveram presentes na cerimônia  a vice-governadora, Eliane Aquino, a secretaria Municipal de Saúde, Valeska Barbosa, o superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe, Walter Pinheiro, representando o deputado estadual Luciano Bispo e presidente da Assembleia Legislativa, Roseli Bispo, grupos solidários, Mãos Unidas pra Ajudar e Salvar Vidas Não Custa Nada de Lagarto, Jussama, Eternos Heróis de Malhador, Associação Gloriense de doadores, Aquidabã Sangue Bom, Lions Club, Escolar Sangue Bom, Família de Sangue, dentre outros.

/ Notícias / Saúde

Hemose: Celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue é marcada por homenagens