Inicio / Notícias / Saúde
Notícia
Vice-governadora e secretário de Saúde abrem as comemorações do Outubro Rosa no Caism
O evento contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público, Rony Almeida, de usuárias do serviço, gestores e servidores da unidade
Terça-Feira, 08 de Outubro de 2019

A vice-governadora Eliane Aquino e o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, abriram na manhã desta terça-feira (08), no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), as comemorações do Outubro Rosa, movimento internacional para o controle do câncer de mama. O evento contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público, Rony Almeida, de usuárias do serviço, gestores e servidores da unidade.

Durante esta semana, o Caism realizará uma série de atividades que visam, sobretudo, elevar a autoestima das usuárias, conscientizá-las para a importância do autocuidado e promover momentos de descontração com a oferta de serviços de beleza, massagem e Reiki. Serão realizadas palestras, rodas de conversa, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatites.

Em homenagem ao Outubro Rosa, o Caism estará realizando durante todo o mês exames de mamografia sob livre demanda para pacientes acima de 40 anos. Para isso, basta que a mulher tenha a solicitação do médico, que pode ser da rede pública ou particular, a cartão do SUS e documento de identidade.

A vice-governadora Eliane Aquino destacou o trabalho da equipe de profissionais do Caism e enfatizou o empenho do governo do Estado em priorizar a política de saúde para a mulher. “O Caism é o exemplo de como o governo do Estado e a Secretaria de Saúde têm trabalhado para aumentar e qualificar os serviços de saúde para a mulher. A cada mês cresce o número de atendimentos no serviço, ao mesmo tempo em que investimos em qualidade para que as pessoas sejam tratadas como elas merecem: com dignidade e respeito”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, salientou o novo tempo que envolve o Caism e seus trabalhadores. “Hoje, não apenas comemoramos o Outubro Rosa como renovamos o compromisso com essa causa que é a prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, comentou o secretario, destacando o grau de motivação que observa atualmente nas equipes do Caism.

De acordo com a coordenadora Jânua Cele Almeida Boson, o Caism oferta desde a consulta especializada até o diagnóstico com exames específicos e, de janeiro a setembro deste ano realizou mais de sete mil exames. Destes, 3.757 foram procedimentos mamários, 3.632 mamografias bilaterais, 107 magnificações mamárias e 18 compressões.

Para o promotor de Justiça Rony Almeida, o Caism vive um momento de renascimento, com o compromisso dos profissionais e dos gestores com a qualidade dos serviços ofertados. “No que diz respeito à saúde da mulher, a prevenção deve ser o ponto principal das ações. Não é preciso lembrar que prevenir custa mais barato, mas acima de tudo, salva a vida das mulheres”, considerou o promotor público.

Usuárias

A usuária Lidijalma Santana dos Santos, 44 anos, frequenta o Caism há mais de seis meses, desde que foi encaminhada ao serviço pelo seu médico. Dona de casa e moradora do povoado Cabeça Dantas, em Boquim, uma ultrassonografia mamária revelou um nódulo na mama esquerda. “Com o encaminhamento do médico e o exame em mãos vim ao Caism para obter um diagnóstico. Repeti a ultrassonografia e agora aguardo pela consulta. O que posso dizer do serviço é que aqui a assistência é nota 10”, declarou.

Sabrina Monteiro Santos está em tratamento no Caism há cerca de um ano. Paciente oncológica, recebe também os cuidados de uma psicóloga. “Meu tratamento está avançando, em dezembro devo fazer a cirurgia, tudo está correndo muito bem, acredito que isso se deve principalmente pela qualidade do atendimento que recebo”, ressaltou.