Inicio / Notícias / Saúde
Notícia
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes capacita profissionais na atenção humanizada ao Método Canguru
Evento teve como objetivo conscientizar os funcionários quanto à importância do método e teve como público-alvo enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos
Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019

“Atenção Humanizada ao Recém-Nascido do Método Canguru”. Esse foi o tema da apresentação realizada nesta segunda-feira (25), na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. O evento foi coordenado pelo neonatologia Alex Santana, e teve como objetivo conscientizar e sensibilizar os funcionários quanto à importância da participação no método. Outros 30 profissionais participaram da apresentação, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.

A Diretora Técnica da MNSL, Roseane Lima Santos Porto, deu as boas-vindas aos participantes e disse que o curso é uma experiência espetacular. “Dr. Alex Santana deu uma introdução sobre o Método Canguru, que é fascinante, um tema de grande importância, já que a maternidade possui alto índice de prematuridade”, ressaltou Roseane. 

Alex Santana informou que a apresentação foi sobre a assistência ao recém-nascido do Método Canguru. Os participantes viram os pontos mais importantes do método, como contato pele a pele, participação dos pais no cuidado com o bebê, as três etapas do Método Canguru com as características de cada uma. “É importante estar capacitando a equipe da maternidade, para melhor rever a forma como vamos agir e atender os recém nascidos de baixo peso, sempre buscando melhorar o cuidado que estamos oferecendo para esses bebês”,  completou o médico.

Para a enfermeira e assessora técnica da gerência de internamento das alas azul e rosa, Mércia Fonseca, a apresentação foi gratificante e muito importante para os profissionais da ‘Lourdinha’ aprimorarem os conhecimentos e desenvolverem uma melhor assistência ao neonato. “É uma área diferenciada, com cuidados intensos. Tivemos informações básicas sobre o Método Canguru, como ocorre o procedimento, quais são os pesos dos bebês, o motivo deles serem internados na ala verde, entre outras”, comentou Mércia. 

Segundo a Enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da MNSL,  Maria do Carmo Pereira, as capacitações realizadas em Serviço são de fundamental importância, pois é possível aproveitar as potencialidades dos colaboradores para promover o desenvolvimento de cada profissional, a fim de aplacar na prática do dia a dia, prestando uma assistência de qualidade. “Quando se trata de um tema com esse, Assistência Humanizada ao RN do Método Canguru, devemos prestar um serviço de excelência e termos que fazer a diferença. Foi brilhante a apresentação”, ressaltou maria do Carmo.

 O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido voltado para o cuidado humanizado, que visa o reforço do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê através do contato pele a pele, o estímulo ao aleitamento materno e a melhor assistência à criança, com um cuidado humanizado.