Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019 às 14:45:00
Secretaria de Estado da Saúde discute importância de preservação da vida

Nesta terça-feira, 10, foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Saúde (CAS), a mesa redonda ‘Saúde Mental e Modelo de Gestão. A discussão tem o objetivo de esclarecer questões relacionadas à preservação da vida no ambiente de trabalho. O evento foi destinado aos profissionais da área da saúde estadual e municipal.

Segundo a assistente social do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet), Danielle Lino, é necessário que haja um olhar cada vez mais sensibilizado para com o outro, e observar os sinais que o seu colega ou servidor apresenta.

“O tema a respeito da valorização à vida precisa ser debatido a todo momento, não somente no mês de setembro. É necessário atentarmos para os sinais que as pessoas apresentam. É possível que colegas de trabalho que passam mais tempo juntos observem os detalhes diferenciados que o outro apresenta e que precisa de ajuda, se observar cuidadosamente”, ressaltou Danielle Lino.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20º região, Dr. Thenisson Santana Dória, é um dos palestrantes do evento e discutiu o tema voltado à Violência no Trabalho, Enfrentamento e Superação, com objetivo de destacar a presença do assédio moral e sexual presente no ambiente profissional.

“Hoje trato esse tema com mais clareza, as consequências psicológicas, os danos de saúde que causam no trabalhador e quais os mecanismos que nós temos para evitar essa situação. É preciso que a gente discuta temas como esse, muitos deles são considerados tabu, por isso não é enfrentado. É necessário trazer o tema para discussão para que as pessoas tenham consciência e conheçam os mecanismos oferecidos para prevenir aumento dos índices de suicídios e adoecimentos no ambiente de trabalho”, enfatizou Dr. Thenisson Santana.

Para os servidores da SES é uma oportunidade de participar de palestras que envolve temas de grande relevância como esse. “ A Secretaria de Estado da Saúde, vem trabalhando muito bem temas como esse, as campanhas estão sendo mais intensificadas, e isso é muito importante. Receber conhecimento nunca é demais, é uma oportunidade, e às vezes podemos ter colegas de trabalho enfrentando situações difíceis e apresentando sinais que a partir dos conhecimentos que rebemos na palestra podemos identificar” ressaltou a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (NPS/ CIRAS), Nirley Marques de Castro Borges.

/ Notícias / Sa%C3%BAde

Secretaria de Estado da Saúde discute importância de preservação da vida