Sábado, 18 de Abril de 2020 às 14:30:00
Sergipe aumenta testagem para síndrome gripal e amplia busca por contaminação pelo coronavírus
Somente neste sábado, 13 novos casos foram confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste sábado (18), mais 13 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Já são 71 casos em Sergipe. No estado já foram registrados cinco óbitos.

O aumento considerável no número de casos já vinha sendo alertado pela Secretaria de Estado da Saúde. Isso se deve ao fato da ampliação no número de testes rápidos e das novas tecnologias que estão sendo empregadas para diagnóstico da Covid-19, além disso a SES recomendou a testagem  para o novo coronavirus os pacientes que são atendidos na rede hospitalar com quadro de Síndrome Gripal (SG).

“Essa estratégia nos ajuda a identificar precocemente e em situações que poderiam passar despercebidos. As testagens estão sendo realizadas tanto na rede pública de saúde como na privada”, ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde da SES, Mércia Feitosa.

Na última quinta-feira(16), durante entrevista à imprensa, o governador explicou que há pessoas que podem estar contaminadas, mas assintomáticas e a ampliação dos testes oferecerá um panorama mais real da situação de contágio no estado.

“Como nós já prevíamos, vamos começar a ter um aumento de casos confirmados. Esse crescimento é reflexo da testagem que estava represada. Nós estamos fazendo testagem de forma mais ampla. A partir da agora, os resultados vão dobrar”, informou o governador Belivaldo Chagas.

Os 75 municípios sergipanos já começaram a receber os testes rápidos para detectar a Covid-19. Já foram distribuídos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), 5.500 testes rápidos, que equivalem a 275 kits. O governo do Estado também comprou 34 mil testes, adquiridos no mercado internacional, que deverão chegar até o final do mês para ampliar as testagens.Para agilizar o tempo resposta para o diagnóstico, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) aumentou a capacidade de armazenamento de amostras para os testes específicos da Covid-19. Anteriormente o Lacen tinha a capacidade de processar a análise de 24 amostras, agora aumentou sua capacidade para 96, a cada três horas.

Panorama Covid-19 em SE

Confirmados: 71